segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Judas Tadeu: Deus seja louvado, magnanimamente

Festa em honra de São Judas Tadeu chega acontece pela 25ª vez 
A Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré celebrou no domingo (29) a memória do apóstolo e mártir de Cristo, São Judas Tadeu tido como protetor das causas desesperadoras. O santo, cuja devoção popular perpassa as gerações é festejado anualmente nas terras de Nazareno há 25 anos, sendo assim, chega ao seu Jubileu de prata. 
Estudos teológicos apontam que São Judas Tadeu nasceu na região da Galileia. Ele era filho de Alfeu e de Maria Cléofas, parentes de Jesus. Seu pai era irmão de São José e sua mãe, prima-irmã de Maria, logo, Judas Tadeu era primo-irmão de Jesus. Se parecia com seu salvador e mestre fisicamente e espiritualmente. 
Santa Brígida da Suécia, mística e padroeira da Europa escreveu que um dia em uma de suas visões Jesus lhe recomendou que se precisasse de obter favores de necessidade desesperadora era para recorrer aos auxílios da intercessão de São Judas Tadeu. Seguindo os passos da santa, inúmeros devotos se colocaram em oração ao santo nas festividades a ele dedicadas no dia 29.
Às 18h30min teve início a procissão com a imagem do padroeiro das causas desesperadoras percorrendo as principais ruas do centro da cidade. Ao fim da procissão, a imagem foi acolhida no interior do Santuário, onde o pároco, Padre Rondineli presidiu a celebração da Santa Missa. 
Juntamente à memória de São Judas Tadeu foi celebrada a liturgia do 30º domingo do tempo comum que destacava o amor ao próximo. Com a Sagrada Eucaristia os devotos do santo protetor dos desesperados renovavam sua forças e partiam na missão de perpetuar o pedido de Cristo; amar o estrangeiro, o órfão, a viúva e todos aqueles que a sociedade cruel oprime. 
"Conservai-vos no amor de Deus, aguardando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna" (Jds 1,21)

Matéria: Rodrigo Augusto.
Fotos: Carmen Nogueira, Rodrigo Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário