sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Aparecida: das redes ao coração do povo brasileiro

"Te coroamos, Ó Mãe, nossa Rainha!"

Desde 1717, quanta coisa mudou. Não há mais tantas estradas poeirentas, casinhas de sapé, tropas de romarias. Quanta coisa mudou. Mas o cuidado da Senhora Aparecida continua o mesmo. E o nosso amor simples por ela, se manifesta desde o gesto concreto em servi-La até aos quilômetros percorridos ao Santuário Nacional nos mais diversos dias do ano.
Pela imensidão de graças e bênçãos recebidas e testemunhadas por milhões de devotos, tudo o que fizermos para homenageá-la será insuficiente para manifestar o quanto a amamos e confiamos em sua intercessão.
Eis que o grande momento de celebrar nossa Padroeira chegou. Há 300 anos ela surgia das águas para fazer morada no coração do povo brasileiro; cheia de graça divina, há três séculos ela vinha trazendo do céu o conforto da fé para os que dele necessitam. Imaculada, sua imagem foi restaurada  e nos mostra que sem Cristo a Igreja não tem vida; negra e pequenina, a Aparecida na rede dos pescadores mostrou que para Deus não existem escravos.
No ano do Tricentenário, celebramos e agradecemos à Mãe Aparecida com várias homenagens especiais. Na Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré não se fez diferente. Nove dias antecedendo o dia 12, uma novena foi rezada na igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde fiéis se puseram a celebrar o milagre que veio das águas e inunda até hoje os nossos corações de alegria.
Salve dia 12, dia festivo para o povo brasileiro! Com celebração da Santa Missa às 8h, 10h30 e às 18h30 com a procissão e missa de encerramento, padre Rondineli nos levou a meditar sobre o milagre ocorrido na vida dos três pescadores, no Rio Paraíba do Sul. Mesmo encontrando a imagem em pedaços, eles, com piedoso respeito, a recolheram.
Entregue às mãos de uma restauradora que , mesmo católica, já havia perdido a fé, outro milagre se fez. Aquela que restaurou a pequenina e negra imagem, teve sua fé restaurada e nos ensina uma grande lição: Não importa em quantos pedaços estamos divididos, Maria sempre nos restaura.
A celebração das 10h30 contou com a participação das crianças, comemorando também o dia delas. Como forma de agradecer à  Mãezinha do céu, uma singela homenagem representando o acontecido em 12 de outubro de 1717 foi encenada.
Desde a surpresa recebida na rede de arrasto pelos três pescadores, passando pelo momento da restauração até uma simples coroação. Tudo feito com muito amor e carinho.
Às 18h30, acompanhados pelo som da banda municipal, os fiéis se puseram em procissão com a venerada imagem da Senhora Conceição Aparecida. Ao término, adentrou-se ao Santuário para a última celebração do dia, a qual foi abrilhantada pela união de instrumentistas e cantores das bandas e corais na paróquia.
Padre Rondineli, em sua última homilia do dia, chamou atenção para os tempos difíceis que o Brasil vive. A confiança do povo brasileiro vem sendo traída de várias maneiras, porém a Senhora Aparecida jamais decepciona aqueles que a Ela recorrem. Encontrada nas águas turvas e barrentas do Paraíba, ela mostra aos filhos a possibilidade de apresentar Jesus às águas de suas vidas, sejam elas cristalinas ou sujas, calmas ou tempestuosas, sob sua intercessão, o milagre da transformação sempre acontece no tempo de Deus.
A devoção a Nossa Senhora se faz desde a imagem no altarzinho de casa, no terço, na estampa da camisa, no próprio nome, até os grandes milagres intercedidos.O espaço sagrado que Ela ocupa em nossos corações é a resposta que Deus se manifesta em nós e por nós, bem como diz a Oração Jubilar: " Assim, daquelas redes, passastes para o coração e a vida de milhões de outros filhos e filhas vosso".
Em seus três séculos de história, temos uma bela e grande certeza: Fomos acolhidos por Deus, por seu amor e por meio de sua filha predileta, Nossa Senhora, Mãe de Jesus, Aparecida entre as águas do formoso Rio Paraíba do Sul.

"Abençoai-nos , o celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-nos em nossa fraqueza, a fim de que servindo- vos fielmente nesta vida, possamos louvar-vos, amar-vos e dar-vos graça no céu, por toda eternidade. Assim seja!"


Matéria e Fotos: Carmen Nogueira e Cássia Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário