segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Curso de formação bíblica

Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses

No último sábado, 30, o pároco Rondineli Cristino ministrou um curso de formação bíblica às 14h. No dia da Bíblia, em que se celebra a memória de São Jerônimo, fiéis da comunidade e leigos engajados na vida da Igreja compartilharam diversas lições e ensinamentos contidos na Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.
No início de sua explanação, Pe. Rondineli convidou os paroquianos a um estudo do contexto histórico em que viveu o apóstolo Paulo, assim como das condições sociais, morais e políticas que motivaram a escrita da referida carta ao povo de Tessalônica. Segundo o sacerdote, uma leitura profunda da Palavra de Deus depende da compreensão das necessidades espirituais que as pessoas atravessavam naquele período. Desse modo, em uma época de vigência do culto politeísta disseminado pela cultura pagã, comentou-se que naquela região imperava a vida boêmia e o corpo como objeto de desejo e realização de prazeres. Assim, é para uma cidade portuária, repleta de vícios e desvios da conduta ética, que Paulo dirige a sua carta de exortação à comunidade cristã e de advertência para os riscos de enfraquecimento da fé no Cristo Ressuscitado.
Logo após essa introdução, os católicos aprendizes foram divididos em grupos, ficando cada qual responsável pela leitura e interpretação de um capítulo entre os cinco que constituem a Primeira Carta aos Tessalonicenses.
 Ao final dos diálogos entre os membros de cada grupo, o alimento espiritual da palavra do Senhor deu lugar ao momento de lanche e confraternização entre os irmãos reunidos, os quais demonstraram grande alegria por estarem ali.
No retorno às atividades do curso, um integrante foi escolhido em cada círculo de debate para explicitar as correções, os ensinamentos e as atitudes aconselhadas por Paulo para que os tessalonicenses permanecessem firmes no caminho da Salvação. Guiados pelas sábias palavras de Pe. Rondineli, todos foram instruídos a meditar sobre o significado das passagens bíblicas no que se refere aos desafios enfrentados pelos cristãos no mundo de hoje.
Na etapa de encerramento do curso, o pároco ainda forneceu sugestões valiosas de leitura para um contato e um entendimento mais sensível das Sagradas Escrituras. Felizes e motivados pelo propósito evangelizador de São Paulo, também cabe reproduzir o santo exemplo de São Jerônimo: traduzir a palavra de Deus para o maior número de pessoas.

Matéria: Guilherme Augusto
Fotos: Guilherme Augusto, Rodrigo Augusto e Pe. Rondineli Cristino

Nenhum comentário:

Postar um comentário