sexta-feira, 1 de junho de 2018

Corpus Christi: “Eis que Eu estou convosco todos os dias, até ao fim do mundo” (Mt 28, 20)"


A Eucaristia é o memorial sempre novo e sempre vivo dos sofrimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo por nós. Mesmo separando Seu Corpo e Seu Sangue, Jesus se conserva por inteiro em cada uma das espécies. É pela Eucaristia, especialmente pelo Pão, sinal do alimento que fortifica a alma, que tomamos parte na vida divina, unindo-nos a Cristo e, por Ele, ao Pai no amor do Espírito Santo. Essa antecipação da vida divina, aqui na Terra, mostra-nos claramente a vida que receberemos no Céu, quando nos for apresentado, sem véus, o banquete da eternidade.
O centro da Celebração Eucarística será sempre a Eucaristia e, por ela, o melhor e o mais eficaz meio de participação no divino ofício. Aumentando a nossa devoção ao Corpo e Sangue de Jesus, como Ele próprio estabeleceu, alcançaremos mais facilmente os frutos da Redenção!

Porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo da Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. 

A Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré, como sempre, surpreendeu os paroquianos e visitantes com a Solenidade do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Era nítido a admiração de cada fiel presente ao se deparar com a bela ornamentação feita em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, esse ano palco do início da celebração. Tanto o altar para a Santa Missa, quanto os tapetes, foram lindamente organizados e confeccionados com grande prazer e dedicação. 
Vale ressaltar que decoração das ruas para a Procissão de Corpus Christi é uma herança de Portugal e tradição brasileira, e em nossa paróquia essa tradição de anos é cada vez mais bem organizada e demonstra a fé que o povo nazarenense tem e nunca deixa morrer.
A Santa Missa foi iniciada às 15h e abrilhantada pela união dos corais de nossa paróquia, contando com um grande número de fiéis que se distribuíram pela praça. 
O evangelho nos chamava a atenção para nos mostrar que Jesus queria que seus discípulos, pelo menos mais tarde, entendessem o sentido de sua morte. Corpo entregue e sangue derramado.Por nós Ele se entregava totalmente, e continua entregando-se, no maior gesto de amor.
De nós o que Ele espera é que façamos o que Ele fez. Que nos entreguemos totalmente nas mãos do Pai, e nos coloquemos à disposição para o bem dos irmãos.
Ao término da santa celebração, padre Rondineli conduzi o Santíssimo Corpo de Cristo pelas principais ruas do bairro fazendo breves paradas para um momento de adoração e reflexão, pedindo à Deus proteção para nosso país, para nossa paróquia, para o clero. Que Deus, em sua infinita misericórdia, olhe por todos nós.
Na procissão de Corpus Christi, acompanhamos o Ressuscitado no seu caminho pelo mundo inteiro. E, precisamente fazendo isto, respondemos também ao seu mandamento: “Tomai e comei… Bebei todos” (Mt 26, 26s.). Não se pode “comer” o Ressuscitado, presente na figura do pão, como um simples bocado de pão. Comer este pão é comunicar, é entrar em comunhão com a pessoa do Senhor vivo.


Esta comunhão, este ato de “comer”, é realmente um encontro entre duas pessoas, é deixar-se penetrar pela vida d’Aquele que é o Senhor, d’Aquele que é o meu Criador e Redentor. A finalidade desta comunhão, deste comer, é a assimilação da minha vida à sua, a minha transformação e conformação com Aquele que é Amor vivo. Por isso, esta comunhão exige a adoração, requer a vontade de seguir Cristo, de seguir Aquele que nos precede.
A Eucaristia é também celebração do amor e união, da comum-união com Cristo e com os irmãos. Ela, que é a renovação do sacrifício de Cristo na cruz, significa também reunião em torno da mesa, da vida e da unidade para repartir o pão e o amor. E é o centro da vida dos cristãos: “Eu sou o Pão da Vida, que desceu do céu para a vida do mundo, por meio da vida de comum-união dos cristãos”.
E essa comum-união com Cristo e os irmãos foi muito bem representada ao final da procissão, quando todos se reuniram, novamente, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário para a última bênção do Santíssimo.

-Bendito seja Deus.
- Bendito seja o seu santo nome. 


- Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. 

- Bendito seja o nome de Jesus. 

- Bendito seja o seu Sacratíssimo coração. 
- Bendito seja o seu preciosismo sangue. 
- Bendito seja Jesus no Santíssimo sacramento do altar. 
- Bendito seja o Espírito Santo Paráclito. 
- Bendita seja a grande mãe de Deus, Maria santíssima. 
- Bendita seja sua santa e imaculada conceição. 
- Bendita seja sua gloriosa assunção. 
- Bendito seja o nome de Maria, virgem e mãe. 
- Bendito seja são José, seu castíssimo esposo. 

- Bendito seja Deus, nos seus anjos e nos seus santos. 


 Matéria e fotos: Cássia Pereira


Nenhum comentário:

Postar um comentário