segunda-feira, 25 de junho de 2018

Dia maior da Festa em honra a Nossa Senhora do Rosário, mãe do Salvador e solenidade da Natividade de São João Batista, percursor do Salvador

“Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações.” (Jer. 1,5)
No domingo, dia 24 de junho de 2018, a Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré se alegrou  intensamente por celebrar num dia tão especial do nascimento de São João Batista a solenidade de Nossa Senhora do Rosário. Durante nove dias o povo preparava o vosso coração para esta grande festa, com as celebrações da novena.
As tradições antigas dizem que o dia 24 de junho é o menor e o mais frio do ano, e este começou muito festivo para que São João Batista e Nossa Senhora do Rosário tivessem um grande dia para serem homenageados e louvados por fazerem parte ativamente do plano de Salvação de Deus, na pessoa de Jesus Cristo. 
Antes que o sol despontasse, o dia amanheceu cheio de alegria com a alvorada festiva a partir das 6 horas da manhã. Depois ocorreram duas missas,oito e onze horas. e os fiéis devotos de Nossa Senhora do Rosário se reuniram em peso para tais celebrações que aconteceram todas na Igreja de Rosário.
Às 17 horas houve uma belíssima manifestação pública de fé do povo que tinha grande alegria ao conduzir pelas ruas do bairro Rosário, a imagem de Maria Santíssima, a Senhora do Rosário. O bairro que leva do nome da Senhora estava dignamente ornado para a passagem da procissão. Os enfeites são produzidos anualmente pelas mãos dos moradores que guardam por muitos anos o carinho de ver as venerandas imagens passarem pelo local.
As imagens de São Benedito, Santa Efigênia, São João Batista e Nossa Senhora do Rosário foram acolhidas no interior da Igreja do Rosário, onde pelo pároco Rondineli foi presidida a Santa Missa com a participação de inúmeros devotos da Virgem. 
Em sua homilia o Revmo. Sr. Pe. Rondineli Cristino, presidente da celebração, disse que Nossa Senhora no alto do morro nesta comunidade abençoa e protege todos os filhos seus que a invocam. A vida do cristão é marcada por tantas batalhas, muitas das vezes, vencida com a fé e a oração do santo rosário. Nossa Senhora não caminha sozinha, ela traz consigo o Cristo Jesus, aquele que transforma a vida do cristão e abala as estruturas da vida dele fazendo-o mais fortalecido. Quando se reza o terço Deus está ali presente, nunca o cristão está sozinho. São João Batista é grande por reconhecer-se pequeno diante da grandeza de Deus a ponto de dizer que não seria digno de desatar-lhe o cordão das sandálias.
Nossa Senhora na aparição em Fátima aos três pastorinhos pediu que fosse rezado o terço todos os dias para alcançar a paz. O rosário também compreende a contemplação de determinadas passagens da vida de Jesus Cristo e de sua mãe, a Virgem Maria.
Em tempo, uma fogueira fez subir ao céu o fogo em louvor a São João Batista e acendeu no coração dos presentes o fogo do Espírito Santo, aquecendo na noite fria do dia 23 de Junho e fazendo despertar a esperança de um dia de festa, de sonhos e de fé. 
Viva João Batista. Viva o percursor!

Matéria: Josiédson E. Pereira
Fotos: Carlos JuniorCarmen Nogueira, João Vitor, Pâmella Neri, Rodrigo Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário