terça-feira, 10 de outubro de 2017

Heitor Augusto, o vinhateiro fiel

Paróquia celebra o aniversário de morte do baluarte da fé nazarenense, Cônego Heitor
Já bem canta o hino composto por nazarenenses fiéis Nalzira Resgala e Antônio de Souza : Partiu para o alto (...) deixou na terra a saudade. São inúmeras as pessoas que recordam até hoje os feitos de Heitor Augusto, um ser humano que não foi imortal, mas com seus gestos de santidade alcançou o feito de se tornar inesquecível. Alguns que ainda vivem relatam o jeito único que puderam ver fisicamente na pessoa do Cônego Heitor, outros, a maioria, só ouviu falar desse santo homem, mas são muitos anciãos e criancinhas que guardam um carinho enorme pela virtuosa alma dessa grande ser cujo exemplo de santidade já se perpetuou pela eternidade. 
Transcorridos 62 anos do fatídico dia 8 de Outubro de 1955 em que as portas do céu se abriram para o Cônego Heitor, a Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré celebra com o júbilo devido o aniversário de morte do reverendíssimo e deixa plantado no coração dos viventes a semente de seguir os seus passos. 
Desde o dia 29 de Setembro, dezenas de devotos se reúnem na capela do cemitério paroquial para rezarem o santo terço em sufrágio da alma do Cônego Heitor. Com as necessárias aprovações eclesiásticas, uma oração pela sua virtuosa alma é proferida por todos que a ele rogam intercessão e que muitos já sabem de cor. Essa oração antecedeu a bênção final da primeira celebração da Eucaristia do domingo (8) dedicado à memória de Heitor Augusto.
Devotos de Nazareno e romeiros de cidades vizinhas lotaram o Santuário da Virgem de Nazaré para a Santa Missa das 8h presidida pelo pároco Padre Rondineli. O busto do Cônego Heitor teve lugar de destaque no altar-mór da Igreja, muito perto da Virgem Maria, Senhora de Nazaré que foi fiel companheira do homem santo. Como diz a oração à sua virtuosa alma : "Os seus devotos são os devotos da Virgem de Nazaré". Cônego Heitor foi um dos principais responsáveis para que a devoção à Senhora de Nazaré se espalhasse por esse abençoado torrão.
Os frutos do testemunho de vida do reverendíssimo devoto de Maria são colhidos no dia de hoje, vede o Jubileu que atrai inúmeros devotos que a Paróquia celebrou no mês de Setembro, quantos são os Heitor's, os Augusto's que essa terra tem. Isso foi ressaltado por Padre Onaldo Junior na homilia da Missa das 10h30min que o mesmo concelebrou. 
Filho de Nazareno e com o amor pelo Cônego Heitor presente no DNA, Padre Onaldo participou de forma afetiva da Santa Missa solene às 10h30 presidida também pelo pároco Rondineli Cristino. Mais uma vez o Santuário recebeu a presença de muita gente, principalmente das cidades vizinhas que vieram agradecer os milagres operados por Deus na vida de muitos pela intercessão da virtuosa alma daquele que, por essas terras, já é tido como santo.
A liturgia dominical ressaltava a vinha de Deus e aqueles que dela cuidam, Cônego Heitor foi um exemplo de vinhateiro que pastoreou suas ovelhas, educou e catequizou seu rebanho e fez com que o Reino de Deus fosse propagado na terra através de suas palavras e seus gestos.
A proximidade com Deus e intimidade com Nossa Senhora não impediram que Heitor Augusto sofresse perseguições e provações aqui na terra, nessa mesma cidade que hoje o venera. Mas sua fé inabalável, sua esperança e confiança e seu inesgotável desejo de caridade fizeram com que ele fosse perseverante em meio a todas elas.
Em um cortejo que misturava o fato fúnebre do dia e a ação de graças, os devotos seguiram rumo ao cemitério, onde em frente à sepultura onde jaz Cônego Heitor foi feita a encomendação de sua virtuosa alma. Diante do túmulo passam muitas pessoas que trazem consigo siringa, agulha, algodão e fé e saem de lá com uma água que milagrosamente brota do interior da sepultura e fortifica a todos que dela fazem uso. 
Ainda que Cônego Heitor não é oficialmente chamado de santo pela Igreja Católica e não tem a honra do altares, no coração dos homens já há essa certeza que guia e nutre a todos nesses caminhos trilhados sob a inspiração do Evangelho que ele pregou que nem o tempo e nem relativismo conseguiram apagar. 

Matéria: Rodrigo Augusto.
Fotos: Carmen Nogueira, Rodrigo Augusto.

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

5º dia da Novena em Honra à Mãe Aparecida

Das águas aos sinais de Misericórdia

 

No último sábado, 07, a comunidade participou do 5º dia de Novena dedicado à Nossa Senhora da Conceição Aparecida. O tema sobre o qual meditou-se naquela noite intitula-se "Das águas aos sinais de Misericórdia". A celebração eucarística teve início às 19h e culminou com a profunda reflexão de Pe. Rondineli Cristino, as preces cantadas e as belíssimas homenagens dirigidas à Mãe Intercessora.
Nesse contexto de grande comoção em virtude das graças e bênçãos derramadas pelo Senhor, a abertura da Santa Missa foi marcada pela entrada triunfal da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, amorosamente conduzida por dois de seus filhos e filhas espalhados pelas terras nazarenenses e pelas regiões de todo o Brasil.
 
Em sua homilia, o pároco Rondineli destacou a misericórdia como palavra-chave para a compreensão do Amor imensurável que Nossa Senhora inspira e comunica na mais pura e singela gratuidade. Assim como tantos irmãos e irmãs despedaçados pelas dores do mundo, Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi esfacelada também pela loucura e pela fúria de um homem confuso e transtornado, a quem ela soube perdoar como a todos nós. A partir disso, para dar o exemplo da infinita bondade que transcende todo e qualquer conflito, foi restaurada e restaurou consigo mesma o coração de muitos fiéis desamparados e suplicantes. "Nossa Senhora Aparecida nos ensina a ver e ofertar um gesto solidário ao coração do miserável", afirma Pe. Rondineli. Miserável que pode ter o mundo inteiro, mas continuará pobre de espírito se não exercer em atos e palavras a misericórdia exemplar da Mãe Santíssima.
Durante a Novena, o clamor dos irmãos presentes encheu de júbilo o momento de ação de graças pela constante intercessão de Nossa Senhora em nossas vidas.
Aos pés de Nossa Senhora, alimentos doados pelos fiéis reforçaram a importância da caridade por parte de todos.
A cerimônia foi concluída com honrosas homenagens prestadas à Mãe Aparecida. Os irmãos presentes contemplaram a face misericordiosa da Mãe e depositaram flores para simbolizar a pureza da Sua bondade e enfeitar o altar de onde Ela intercede pelos caminhos de seus filhos amados.

Portanto, cabe estender os ensinamentos da Mãe Aparecida aos instantes mais decisivos, importantes e corriqueiros. Tornar cada momento um sinal de misericórdia.
  
Matéria e fotos: Guilherme Augusto

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

2º dia da Novena em Honra à Mãe Aparecida

Das águas à Graça Batismal 
Na tarde de terça -feria,04, os devotos da Mãe de Jesus se reuniram pela segunda vez para, em sintonia com o Santuário Nacional de Aparecida, celebrar o grandes feitos de Deus por meio da Imagem vinda das águas do Paraíba.
O Santo terço foi piedosamente meditado pelo fiéis e em seguida foi celebrada a Eucaristia.
Padre Rondineli em sua homilia fez memoria da passagem da Imagem Peregrina de Aparecida pela Paróquia.Foi um tempo de graça para muitos, enfermos, idosos, crianças, famílias, em fim toda a comunidade se sentiu no colo da Mãe.
O padre lembrou dos muitos fiéis, que, guiados pela fé, levaram para casa um pouco de água da barca onde se encontrava o trono preparado para a Imagem. " As águas ornamentais se tornaram águas de cura, águas medicinais". Padre Rondineli associou esse fato à profunda  necessidade do cristão de sempre retornar ao seu Batismo. Ao contato com aquele banho gerador da vida em Deus para continuar firme na caminhada com a proteção da Mãe Aparecida e seguindo seu exemplo.   

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

1º dia da Novena em honra a Nossa Senhora Aparecida

Na noite dessa terça-feira, 03 de outubro, aconteceu às 19h, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o primeiro dia do novenário em honra de Nossa Senhora Aparecida, com o tema: "Das águas ao nosso coração".

A novena aconteceu durante a missa, que foi presidida pelo pároco Padre Rondineli. No final da celebração todos se consagraram a Virgem, deixando seus pedidos e agradecimentos. Como forma de gesto concreto os fiéis foram convidados a fazerem doações de alimentos, que serão encaminhados para a casa de recuperação padre José Pedro Teixeira.

Matéria e fotos- João Vitor Abreu






terça-feira, 3 de outubro de 2017

Povoado do Coqueiros celebra Festa em honra a São Francisco de Assis


“Perdoar, que ser perdoado.”
No primeiro dia do mês de outubro às 13hs, na comunidade de São Francisco do Coqueiro, aconteceu a festa em sua honra, contando com a participação especial dos membros da Pastoral Ecológica, da Folia de Reis pertencente à comunidade, e a Liga Católica do Distrito de Mercês de Água Limpa, que abrilhantou a celebração na parte musical.


As festividades iniciaram-se com a Santa Missa Campal, presidida pelo pároco Padre Rondineli Cristino, celebrou-se o 26º Domingo do Tempo Comum, e também a memória de São Francisco de Assis. Ao término da Missa, os fiéis saíram em procissão pelas ruas do povoado, na chegada, aconteceu uma apresentação da Liga Católica, que por meio de um teatro demonstrou as virtudes e as boas ações de São Francisco e Santa Clara. Após a apresentação os jovens da comunidade foram convidados para dançarem com os membros da Liga e por fim aconteceu o leilão de prendas.

Matéria- João Vitor
Fotos- Marcos Vinícius e João Vitor

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Curso de formação bíblica

Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses

No último sábado, 30, o pároco Rondineli Cristino ministrou um curso de formação bíblica às 14h. No dia da Bíblia, em que se celebra a memória de São Jerônimo, fiéis da comunidade e leigos engajados na vida da Igreja compartilharam diversas lições e ensinamentos contidos na Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.
No início de sua explanação, Pe. Rondineli convidou os paroquianos a um estudo do contexto histórico em que viveu o apóstolo Paulo, assim como das condições sociais, morais e políticas que motivaram a escrita da referida carta ao povo de Tessalônica. Segundo o sacerdote, uma leitura profunda da Palavra de Deus depende da compreensão das necessidades espirituais que as pessoas atravessavam naquele período. Desse modo, em uma época de vigência do culto politeísta disseminado pela cultura pagã, comentou-se que naquela região imperava a vida boêmia e o corpo como objeto de desejo e realização de prazeres. Assim, é para uma cidade portuária, repleta de vícios e desvios da conduta ética, que Paulo dirige a sua carta de exortação à comunidade cristã e de advertência para os riscos de enfraquecimento da fé no Cristo Ressuscitado.
Logo após essa introdução, os católicos aprendizes foram divididos em grupos, ficando cada qual responsável pela leitura e interpretação de um capítulo entre os cinco que constituem a Primeira Carta aos Tessalonicenses.
 Ao final dos diálogos entre os membros de cada grupo, o alimento espiritual da palavra do Senhor deu lugar ao momento de lanche e confraternização entre os irmãos reunidos, os quais demonstraram grande alegria por estarem ali.
No retorno às atividades do curso, um integrante foi escolhido em cada círculo de debate para explicitar as correções, os ensinamentos e as atitudes aconselhadas por Paulo para que os tessalonicenses permanecessem firmes no caminho da Salvação. Guiados pelas sábias palavras de Pe. Rondineli, todos foram instruídos a meditar sobre o significado das passagens bíblicas no que se refere aos desafios enfrentados pelos cristãos no mundo de hoje.
Na etapa de encerramento do curso, o pároco ainda forneceu sugestões valiosas de leitura para um contato e um entendimento mais sensível das Sagradas Escrituras. Felizes e motivados pelo propósito evangelizador de São Paulo, também cabe reproduzir o santo exemplo de São Jerônimo: traduzir a palavra de Deus para o maior número de pessoas.

Matéria: Guilherme Augusto
Fotos: Guilherme Augusto, Rodrigo Augusto e Pe. Rondineli Cristino