segunda-feira, 26 de março de 2018

Domingo de Ramos da Paixão do Senhor

“Hosanna! Bendictus qui venit in nomine Domini, rex Israel!  (Jo12,13.15)
“Hosana, Bendito o que vem em nome do Senhor, o rei de Israel! Não temas, filha de Sião, eis que vem montado num jumentinho!”
A Igreja Católica celebrou ontem, dia 25 de março, o domingo de ramos, a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém. Ele não vem como os poderosos montados em grandes cavalarias e sim, em um jumentinho.
A Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, de Nazareno, se reuniu em peso para a celebração deste grande dia dos ramos da paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Tudo começou às 8 horas da manhã com a primeira missa no santuário presidida pelo Padre José Nicomedes. 
Depois, às 10 horas, houve a bênção dos ramos em frente à igreja de São Sebastião. Logo após, a grande multidão que ali se encontrava juntamente com o seu pastor Padre Rondineli, um diácono e um irmão de outras cidades foram em procissão cantando e rezando até o Santuário onde foi celebrada a Santa Missa solene.
Ao iniciar a homilia o Reverendíssimo Padre Rondinelli saudou a todos os presentes e disse que a semana santa é o centro de todo o ano litúrgico na qual e pela qual celebraremos os mistérios da condenação, paixão, morte e ressurreição de Jesus. É a semana santa que nos impulsiona a vivermos todo o ano litúrgico.
O padre disse também que a liturgia nos possibilita fazermos memória de tudo o que aconteceu com Jesus, mas não podemos fazer desta semana como se fosse uma qualquer ou só servir de lembrança de um fato passado. Temos que, através dela, mudarmos o nosso modo de viver, de pensar e de agir.
Mais duas missas foram celebradas no dia. Às 15 horas na capela de São Francisco de Assis, no povoado dos Coqueiros e às 19 horas, no santuário. 
O messias vem em nome de Deus para restaurar o tempo da graça, para restaurar os nossos corações e vem da humildade, da pobreza. É dever de todos aprender com os exemplos de Jesus. A humanidade deve romper com o ciclo vicioso da violência.
O Deus Altíssimo ama seu povo que é valioso aos olhos dele e sua presença ao lado de cada um deve permanecer na ideia de todos. Ele não é  Na segunda leitura (Filipenses 2,6-11) percebe-se que Deus se desfaz de sua grandeza para sofrer e morrer pelos seus. Acolher Jesus na vida é, em muitas partes uma verdadeira necessidade porque ele quer se fazer companhia nos caminhos para ensinar a todos que é preciso passar por tantas dificuldades para depois, como ele, ressurgir para uma vida nova.
No caminho da santificação, logo após a missa da noite houve o atendimento de confissões para os casais, hora propícia de reconciliar-se com Deus e com os irmãos.
Confira um giro fotográfico pelas celebrações desse domingo:
Santa Missa às 8h
Bênção e procissão de Ramos às 10h
Santa Missa Solene, no Santuário
Santa Missa às 15h, na Capela de São Francisco
Santa Missa às 19h, no Santuário
Matéria: Josiédson E. Pereira
Fotos: Carmen Nogueira, Luan Braz, Marcos Leite, Pâmella Neri, Rodrigo Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário