terça-feira, 20 de março de 2018

Tarde de formação paroquial sobre a CF 2018

Fraternidade e superação da violência
A Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré proporcionou à sua comunidade, em especial aos leigos engajados na vida da Igreja, uma formação em torno de toda estrutura da Campanha da Fraternidade nesse ano de 2018, que traz como tema: "a fraternidade e a superação da violência". Tal formação perdurou pela tarde do sábado (17) e foi ministrada pelo pároco, Padre Rondineli Cristino. 
Na formação, o histórico da campanha da fraternidade foi o que norteou o início das reflexões. A CF acontece a nível nacional, em todas as igrejas e paróquias brasileiras que são guiadas pela CNBB e teve seu início em 1964 com o tema "Lembre-se você também é Igreja". Desde então, os temas tem grande importância social como a valorização da água, da amazônia, o respeito às pessoas de idade, aos indígenas e deficientes e serviu de alerta contra o tráfico de pessoas, a depredação do meio ambiente.
No ano de 2018, a CF tem como objetivo geral educar a população para a prática da não violência com base nos ensinamentos do próprio Jesus Cristo que diz em seu Evangelho: "Vós sois todos irmãos" (Mt 23,8).
A formação deu um grande passadas sobre os objetivos da Campanha e sobre as ações "ver, julgar e agir" que podem ajudar a interpretar o intuito do tema e difundir uma ação evangelizadora para o combate da violência.

Em um primeiro momento foram listadas as formas de violência presente no dia a dia, tanto pelo pároco, quanto pelos presentes na formação e também pelas mencionadas no texto base da CF 2018. A violência sexual, contra a mulher, contra as crianças, auto violência (visando o suicídio e o desrespeito à saúde corporal), violência no trânsito, contra a natureza, intolerância religiosa, racismo, exclusão, corrupção, maus tratos a idosos, portadores de deficiência e tantas outras que assombram o cotidiano. 
À luz da palavra divina, a ação violenta dos homens foi julgada. O primeiro ato violento nas Sagradas Escrituras é relatado no livro de Gênesis, quando Caim matou Abel por inveja. No antigo testamento também pode ser vistas diversas formas de violência, assassinato, traição.
Já no Novo Testamento, pode-se ver um Jesus que age contra a violência ao recriminar Pedro quando ele cortou a orelha de Malco, assim como no episódio que livrou a mulher adúltera das pedradas do povo que se consumia na vontade de cumprir a Lei, mas por vezes não olhava para dentro de si.
Para agir contra a violência é necessário acabar com a cultura que promove a mesma com tamanha facilidade. Erradicar com a fofoca, com a intriga e propagar o perdão, ainda que esse seja difícil. 
Ao final da formação todos ouviram a bela canção composta por Padre Zezinho : 'Ao país dos meus sonhos' que fala de um país possível regido à sombra da paz e da luz da unidade. Esse utopia pode se tornar real e virar a ser um sonho realizado se todos agirem em prol do bem.
Matéria: Rodrigo Augusto
Fotos: Rodrigo Augusto e internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário