segunda-feira, 19 de março de 2018

Segundo dia do Setenário das Dores de Maria Santíssima

Foi necessário fugir
Bárbara foi a atitude de Herodes que fez doer o coração da Mãe do Salvador. Intrigado e, de certa forma, revoltado com a atitude dos magos que enviou a Belém, o Rei tomou uma cruel decisão e mandou matar todas as crianças menores de dois anos, para que assim, Jesus, que estava nessa idade, fosse morto e não ameaçasse seu reinado. 
Jesus e João Batista foram protegidos por Deus, o Altíssimo abriu uma montanha para que Isabel pudesse permanecer escondida com seu filho e ordenou que Gabriel visitasse José em sonhos e o dissesse que era necessário fugir para o Egito.
Abraçada com Jesus e carregada por um jumentinho guiado por José, Maria segui o caminho de dor. Imagináveis podem ser as necessidades físicas que a Senhora passou por essa fuga. Enquanto ela abraçava e acariciava seu pequeno, Ela podia sentir o presságio da dor de ver inocentes pagarem pelos crimes do outro. Seu bebê era uma criança que traria bondade para o mundo, mas teve que fugir devido a ganância do rei.
Pela arrogância humana, o Filho de Maria partiu seu corpo para os homens no alto da cruz. Foi para lá; o madeiro romano que Padre Márcio conduziu a assembleia a olhar na noite do domingo (18). Ele foi o presidente da celebração das 19h, no Santuário e trouxe uma profunda reflexão sobre a frase dos gregos "queremos ver Jesus" (Jo 12,21b). 
É para a cruz que todos devem olhar e ver a cruz não é difícil, temos na Igreja, nas estradas, em quadros, mas é preciso voltar os olhos para a cruz da vida, pois é nela que pode-se encontrar o caminho para o céu.
Na vida de Maria, a cruz foi presente desde quando ela disse sim ao propósito de Deus, e nem por isso ela se revoltou ou blasfemou. Seria injusto não permitir àquela mãe sentir dor, seria cruel achar que naquele coração não doeu as lutas do dia, seria vão pensar que ela parou na dor.
Senhora das dores dá força e exemplo aos homens e honra a escolha de Deus. Maria tem suas dores meditadas diariamente pela comunidade nazarenense. O segundo dia do setenário teve início após a celebração da Santa Missa. 
Bendigamos ao Senhor ... 
 ... Demos graças a Deus!

Matéria: Rodrigo Augusto
Fotos: Carmen Nogueira, Rodrigo Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário