domingo, 18 de março de 2018

Primeiro dia do Setenário das Dores de Maria Santíssima

Intensificam-se as preparações para a triunfal festa da Páscoa do Senhor
Os badalos dos sinos ecoados às 12h e às 15h do sábado (17) anunciavam o início de um novo caminho. Dentro do piedoso tempo quaresma, durante 7 dias, voltam-se os olhos àquela que trouxe ao mundo quem elevaria os homens à dignidade da salvação.
Em meio a velação das imagens, é possível agora, notar ao centro do presbitério a face complacente de Maria, Senhora das Dores. Nela encontramos forças para nosso caminho diário de dores e labutas. Ela permaneceu de pé, pois tinha fé e em meio a toda violência que seu Filho Jesus padecia, ele pode encontrar nos olhos e na companhia da Senhora o conforto.
Às 19h, a comunidade paroquial se reuniu no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré para a celebração da Santa Missa, primeira cerimônia da noite. Dentro da liturgia do quinto domingo da Quaresma, Jesus, no Evangelho de João fazia uma previsão de sua morte para os apóstolos e discípulos, dizendo: "É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim" (Jo 2,31).
Foi também uma profecia que causou a primeira dor de Maria. Tal feito se deu no templo, no dia em que ao lado de José, ela foi ao lugar apresentar seu menino no Templo. A profecia de Simeão é a primeira dor meditada no Setenário e através da reflexão preferida pelo pregador foi capaz de perceber que ao longo do tempo são muitas as mães que continuam tendo o coração traspassado pela espada de dor. 
O itinerário do Setenário teve início logo após a Missa e contou com a participação de um grande número de fiéis. A assembleia presente, variante entre crianças e idosos permaneceu piedosamente nesse momento salutar de abastecimento e fortificação da fé.

Padre Márcio César Ferreira da Paróquia de Santa Maria Mãe de Deus de Madre de Deus de Minas foi o pregador da noite e caberá a ele também as demais reflexões nesses dias. Ele começou fazendo uma explicação em torno do número 7, quantidade que representa as dores da Senhora. Esse número na Bíblia representa perfeição, é a soma de 3 e 4, humano e divino. São 7 os sacramentos, as Igrejas do Apocalipse e a quantidade de vezes que Jesus disse que devemos perdoar, multiplicado a setenta. 
Que o Setenário das Dores seja para todos um momento de contemplar em Maria, a mulher de fé que esteve sempre de pé. Cuja alma cruel espada traspassou, mas ainda sim seguiu firme rumo à gloria de estar para sempre ao lado de seu Filho. 
Matéria: Rodrigo Augusto
Fotos: Cássia Pereira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário