“Mandatum novum do vobis: ut diligatis invicem sicut dilexi” (Jo, 13,34)
“Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”.
A semana vai passando e vai chegando a hora de fazer memória da morte de Jesus Cristo, mas este fato não é desesperador pois sabe-se também que a vida venceu a morte e que três dias depois Ele ressuscitou para a vida eterna.
Hoje, quinta-feira santa, na catedral basílica do Pilar de São João Del Rei, às 09h30min, foi presidida pelo bispo emérito da Diocese Dom Waldemar Chaves de Araújo, a missa do crisma onde foram abençoados e entregues aos Srs. Padres os óleos dos enfermos, dos catecúmenos e o do crisma. Na paróquia de Nossa Senhora de Nazaré de Nazareno o povo se reuniu para a celebração do mandamento novo do amor, da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio Ministerial.Ás três horas da tarde houve uma bela celebração com as crianças da catequese, presidida pelo Irmão Anderson, da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote da cidade de Roseiras-SP. Nesta celebração, lembrando a última ceia, foi feito o rito do lava-pés, sinal este que representa o amor, a humildade como Jesus ensina em seu evangelho (Jo 13, 1-15) “Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros” (Jo 13, 14).
Às 19h30min houve, no Santuário, a solene celebração eucarística com a cerimônia do lava-pés, na qual doze jovens representaram os doze apóstolos de Jesus, houve também o sermão do mandato e a transladação do Santíssimo Sacramento para o salão Padre Francisco onde Este foi adorado até às 5 horas da manhã de sexta-feira.
O sermão do mandato foi pregado pelo Diácono Cleiton, da Congregação do Sagrado Coração de Jesus. Para iniciar, exprimiu sua alegria em estar presentes dois padres na igreja, os quais prestam o serviço à comunidade. Ser padre não é só por algumas horas e sim, 24 horas por dia, destaca. São os padres que consagram para o povo Jesus no Santíssimo Sacramento.
A Eucaristia é viva. Jesus quis ficar para sempre ao lado do seu povo, por isso instituiu a eucaristia e pediu que fosse celebrada sempre em sua memoria. O diácono lembrou também que não é só o padre que é o responsável pela evangelização, são todas as pessoas. Onde o padre não pode ir o leigo engajado o pode fazer.
Logo após, Padre Rondinelli disse que todas as pessoas devem pensar em suas sujeiras dos pés, sobre os caminhos errados que tenham andado e que peçam a Deus para assim os lavar e como Ele o bom pastor, todos sejam capazes de lavar os pés uns dos outros.
Logo após a transladação do Santíssimo desnudou-se os altares e apagaram-se as luzes do santuário iniciando-se assim o grande luto da igreja.
Registros fotográficos:
Matéria- Josiédson Pereira
Fotos- Ana Luiza Oliveira e Cássia Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário