sexta-feira, 30 de março de 2018

Quinta-feira Santa


“Mandatum novum do vobis: ut diligatis invicem sicut dilexi” (Jo, 13,34)
“Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”.
A semana vai passando e vai chegando a hora de fazer memória da morte de Jesus Cristo, mas este fato não é desesperador pois sabe-se também que a vida venceu a morte e que três dias depois Ele ressuscitou para a vida eterna.
Hoje, quinta-feira santa, na catedral basílica do Pilar de São João Del Rei, às 09h30min, foi presidida pelo bispo emérito da Diocese Dom Waldemar Chaves de Araújo, a missa do crisma onde foram abençoados e entregues aos Srs. Padres os óleos dos enfermos, dos catecúmenos e o do crisma. Na paróquia de Nossa Senhora de Nazaré de Nazareno o povo se reuniu para a celebração do mandamento novo do amor, da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio Ministerial.
Ás três horas da tarde houve uma bela celebração com as crianças da catequese, presidida pelo Irmão Anderson, da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote da cidade de Roseiras-SP. Nesta celebração, lembrando a última ceia, foi feito o rito do lava-pés, sinal este que representa o amor, a humildade como Jesus ensina em seu evangelho (Jo 13, 1-15) “Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros” (Jo 13, 14).
Não se pode escolher a quem se dá a ajuda. Deve ser aos pobres, aos ricos, sem distinguir ninguém. Ajudar, amar e ser humilde deve ser até mesmo nas coisas mais simples do dia-a-dia, não precisa ser em coisas extraordinárias, explica o Irmão Anderson.
Às 19h30min houve, no Santuário, a solene celebração eucarística com a cerimônia do lava-pés, na qual doze jovens  representaram os doze apóstolos de Jesus, houve também o sermão do mandato e a transladação do Santíssimo Sacramento para o salão Padre Francisco onde Este foi adorado até às 5 horas da manhã de sexta-feira.
O sermão do mandato foi pregado pelo Diácono Cleiton, da Congregação do Sagrado Coração de Jesus. Para iniciar, exprimiu sua alegria em estar presentes dois padres na igreja, os quais prestam o serviço à comunidade. Ser padre não é só por algumas horas e sim, 24 horas por dia, destaca. São os padres que consagram para o povo Jesus no Santíssimo Sacramento.
A Eucaristia é viva. Jesus quis ficar para sempre ao lado do seu povo, por isso instituiu a eucaristia e  pediu que fosse celebrada sempre em sua memoria. O diácono lembrou também que não é só o padre que é o responsável pela evangelização, são todas as pessoas. Onde o padre não pode ir o leigo engajado o pode fazer.
Logo após, Padre Rondinelli disse que todas as pessoas devem pensar em suas sujeiras dos pés, sobre os caminhos errados que tenham andado e que peçam a Deus para assim os lavar e como Ele o bom pastor, todos sejam capazes de lavar os pés uns dos outros.
Logo após a transladação do Santíssimo desnudou-se os altares e apagaram-se as luzes do santuário iniciando-se assim o grande luto da igreja.

Registros fotográficos:

Matéria- Josiédson Pereira
Fotos- Ana Luiza Oliveira e Cássia Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário