terça-feira, 27 de março de 2018

Segunda-feira do pretório do Bom Jesus

"Como uma rosa esmagada ao chão e por amor tomou  meus pecados, me fez digno de ter salvação" (Anjos de Resgate)
Vê-se cada vez mais próxima a grande festa da Páscoa trinfante do Cristo Jesus, mas para que Ele seja glorificado vencendo a morte e o pecado, o cordeiro enviado de Deus teve que padecer as dores da traição, abandono e condenação. Através de um julgamento cheio de irregularidades, o Messias foi condenado à morte e colocou sobre seus ombros a cruz que redimiria toda a humanidade perdida pela morte do pecado.
 
Como ovelha muda ao matadouro, ele não reclamou, não blasfemou, não murmurou e calado subiu ao altar mor do sacrifício decidido pelas vidas de seus amados, foi erguido ao alto do madeiro romano, disposto a elevar a humanidade à dignidade da Salvação.
Na Segunda-feira do Pretório de Jesus, dia 26 de Março, a Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré seguiu os passos do Senhor Bom Jesus em uma piedosa e silenciosa procissão rumo ao alto da Igreja do Rosário onde a veneranda imagem foi depositada. 
Antes da procissão, o Corpo de Cristo foi partido para os homens novamente, na Santa Missa presidida pelo reverendíssimo pároco. No dia em que a liturgia brindava os fiéis com a história da prostituta de leprosos pecadora que se curvou diante de Jesus para lavar seus pés com perfume, enxugá-los com suas lágrimas e ainda secá-los com seus cabelos, todos são convidados a meditar se a vida que levam valem a morte do Cristo.
Buscando a reconciliação, como Maria de Betânia, os adolescentes participaram da celebração penitencial com absolvição comunitária dos pecados. A meditação deste momento foi proferida pelo Irmão Anderson Mina que levou os presentes à refletirem sobre os atos cometidos contra si mesmo, contra o próximo e contra Deus. 
Esse momento que é tradição de muitos anos na Paróquia é realizado em parceria com a Escola Estadual Professor Basílio de Magalhães, proporcionalizando aos seus estudantes um encontro com a Misericórdia de Deus na preparação para a grande festa da Páscoa do Senhor.
Meditado também foi o tema da Campanha da Fraternidade de 2018 tendo como base a grande violência que Jesus sofreu na condenação injusta à flagelação e à crucificação. O tenente do Batalhão Municipal da Polícia foi quem ajudou à comunidade paroquial a refletir sobre os males causados no cotidiano pela violência. 

Se alguém alegar que mudar o mundo é impossível com uma atitude menos violenta, que todos sejam capazes de pensar e refletir que o mundo de cada um, a casa de cada um, a vida de cada um pode ser mudada se optarem todos por uma cultura de paz, educada pelo Cristo.
O mesmo Jesus que foi açoitado, flagelado, coroado violentamente com espinhos, cravado na cruz, foi quem impediu que a pecadora arrependida o vesse partir sem conceder à mesma o perdão dos pecados. Tendo em vista a proximidade da Páscoa, os adolescentes encontraram o perdão de suas faltas e foram motivados a se penitenciar de gestos violentos cometidos diariamente. Que nesse mesmo espírito, o povo de Deus possa mudar a rumo da morte do pecado para seguir os passos do Bom Jesus que leva todos à vida.

Matéria: Rodrigo Augusto.
Fotos: Karine Santos, Luan Braz, Rodrigo Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário