domingo, 25 de março de 2018

Soledade de Nossa Senhora


“O vos omnes qui transitis per viam: attendite  et  videte si est dolor sicut dolor meus.”(Lam 1,12)         
  “Ó vos todos que passais por este caminho, considerai e vede se existe dor semelhante à minha dor.”
A paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, de Nazareno, celebrando o final da semana das dores de Nossa Senhora e já ansiosa para iniciar as solenidades da Semana Santa se reuniu hoje, dia 24 de março, na Igreja do Rosário, às 19 horas para a celebração da Soledade de Maria.
A celebração foi presidida pelo Reverendíssimo Sr. Padre José Nicomedes da congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote.
Ao iniciar sua homilia pediu ao coral que cantasse uma música sobre o Espírito Santo que imediatamente executou “ Assim como a Corsa” .


Depois de saudar os padres que o acompanhavam na celebração falou sobre o refrão do salmo responsorial que diz que Deus guardará todo o seu rebanho, só não guardará quem não quiser ser guardado. Deus é capaz de dar quantas vidas ele tiver para salvar seu rebanho. E nós somos capazes disso? O egoísmo, a vontade do poder, a inveja e a impotência não nos deixam ser sinceros para com Deus e com nossos irmãos, por isso a perdição e o egoísmo no nosso país. Destacou também que, como Cristo sofreu por nós também Maria sofreu desde a sua gravidez.  

Assim como ela não achou lugar para dar à luz o Cristo ela não acha lugar no nosso coração. Na hora do aperto corremos atrás do padre e de Deus e muitas vezes, logo após, viramos as costas para a igreja e não nos lembramos que nossa vida é passageira e pode acabar agora. Deus nos ensina o caminho correto e fazemos tudo ao contrário. Ao final da homilia o padre lembrou que a semana santa está só começando e têm-se uma longa semana para voltarmos a ser sinceros com Deus e com Maria Santíssima. Precisamos nos confessar e contar tudo ao sacerdote porque Deus vê tudo.
Terminada a celebração da santa missa houve a solene procissão do depósito da imagem de Nossa Senhora das Dores para o santuário.
Uma multidão de fieis participou das celebrações da santa missa e da procissão, respectivamente.
A soledade de Maria mostra a tristeza e a agonia dela ao perder seu filho. Ela se sente sozinha e abandonada. Também no mundo de hoje quantas são as Marias que sofrem essa mesma soledade ao perder seus filhos para o mundo das drogas, da perdição e do sofrimento.
No Brasil quantos são os casos de assassinato de jovens que se envolveram no mundo das drogas. Como dói para uma mãe e uma família perder um de seus membros para este mundo perverso no qual vivemos hoje.
A Semana Santa serve para que, junto de Deus e de Nossa Senhora façamos uma rota planejada para o mundo e para nós mesmos sendo que, através dela, o mundo possa caminhar na direção certa buscando a felicidade completa e a salvação.
A Semana Santa deve ser vivenciada intensamente percorrendo o mesmo caminho que Jesus percorreu desde sua condenação, passando pela sua morte e chegando à sua ressurreição, sua vitória sobre o pecado e a morte.
Muitas das vezes o mundo caminha mais para a morte do que para a vida mas devemos nos espelhar na escritura que diz: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá.” (João 11:25-26)
Matéria- Jossiedison Expedito
Fotos- Helder Ramos e Pâmela Neri

Nenhum comentário:

Postar um comentário