quarta-feira, 3 de setembro de 2014

5º Dia de Novena

Sub-tema: "Maria, a mãe da Igreja, nos chama a abrir os nossos corações". (EG) 46-49)



Nesta noite do dia 3 de setembro, mais uma vez a demonstração de fé dos filhos de Maria que se faziam presentes no Santuário foi sentida quando foi celebrada a Santa Missa  às 18 h 30 min com participação especial do Terço das Mulheres (Nazareno), Renovação Carismática Católica (Nazareno), Terço Santa Mônica e Santo Agostinho e Terço Virgem de Nazaré (SJDR).  As mães tiveram a alegria de entrarem conduzindo a Mãe do Céu até o Altar. A celebração foi  presidida pelo Reverendíssimo Frei César, concelebrada pelo Revmo Padre Rondineli e Monsenhor Juvenal Vaz Guimarães.



No 5º Dia da Solene Novena, percebe-se que os fiéis já se encontram mais ansiosos  com a aproximação da Grande Festa do Nascimento de Maria.




Frei César meditou sobre a necessidade do cristão estar ao lado do irmão que sofre. A tarefa é ser como Jesus, é seguir Jesus porque amar a Deus é amá-Lo com toda intensidade de coração e amar o irmão como se ama a Deus.



Lembrou da parábola do Bom Samaritano, mostrando que é preciso estar perto daquele que necessita, "meu próximo é aquele que está ao meu lado, em minha frente, precisando de uma palavra amiga", pois o próprio Jesus abre os braços àqueles pecadores que se arrependem, como o Bom Ladrão que no alto da cruz, se arrepende e pede a Jesus que o perdoe.


Deus dá a seus filhos muito mais do que merecem, mas é preciso que eles sejam generosos e acolhedores. É necessário que as portas e janelas da comunidade se escancarem para as pessoas, para a Eucaristia, pois eucaristia não é alimento dos perfeitos, mas alimento dos fracos. Faz-se necessário alimentar deste Pão para suportar as batalhas da vida.
Que os corações mais endurecidos sejam partidos para acolher o irmão que sofre, porque quando Jesus morre, o véu do Templo se rasga e então a liberdade se faz presente em cada cristão. Sendo assim, o coração humano se torna como o de Maria para ajudar a transformar o coração de pedra em coração onde caberá o amor, a alegria, a esperança, porque é através de Maria que se chega ao Pai.


"Ó Maria de Nazaré,  Mãe acolhedora do Verbo Divino, ajudai-nos a transformar o nosso coração duro em coração bondoso, ajudai-nos a perdoar a quem fechou nosso coração, ajudai-nos a ser uma mão estendida a quem precisar de nós, ajudai-nos a ser uma janela aberta para que outros possam lhe amar e provar  como é bom e suave ter lá como mãe e a Jesus seu filho e salvador. Amém!"


Sob o olhar terno e materno de Maria e cobertos pelas bênçãos de seu filho: Jesus sacramentado, os fiéis deixaram o Santuário agradecidos por mais um dia deste tão solene novenário.



Alguns membros do Terço Santa Mônica e Santo Agostinho e Terço Virgem de Nazaré: AS mães que oram por seus filhos disseram que estar aqui é como estar no céu. Falaram que amam muito à Maria e que além de rezarem o terço, visitam as pessoas que necessitam de ajuda. Belo testemunho de uma verdadeira devoção mariana.




Matéria: Doraci Couto
Fotos: Carmen Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário