domingo, 7 de setembro de 2014

07 de setembro - celebrações matutinas

1º dia do Jubileu
“Ó de Nazaré, Senhora nossa, quanto é sublime a glória vossa!” 

Com júbilo iniciamos hoje a grande festa em honra à Virgem de Nazaré.
O dia amanheceu alegre e o grande número de fiéis foi prova do quão grande é a realização de milagres na vida de cada um de nós. 


As missas matutinas relataram a fé de cada um, pois todas contaram com numerosos fiéis que com cânticos à Virgem de Nazaré se prostravam em agradecimento. A primeira missa do dia realizada as 7 horas foi presidida pelos padres Renato, filho desta terra, e padre Antônio, da cidade de Lavras. O coral de Nossa Senhora do Rosário fez com que todos elevassem seus agradecimentos à Virgem através dos cânticos. Padre Renato nos levou a refletir que a nossa vitória é pela cruz e que devemos levar nossos irmãos para caminhar sem deixar nenhum para trás. E a cada momento de encontro com o Senhor podemos celebrar a comunhão espiritual de forma natural e termos Jesus conosco!




A celebração das 8h e 30 min contou com a presença do Padre Silvio, pároco da Paróquia São Gonçalo do Amarante da cidade vizinha de Ibituruna. Com muita alegria, o coral de São Gonçalo do Amarante entoou cânticos em honra a Virgem de Nazaré.
Padre Silvio meditou sobre a fé enraizada na Bíblia Sagrada. Ela que deve estar sempre presente em nossas vidas, pois tão grandes são seus ensinamentos.
Devemos também rezar pelo Brasil, por todos os que necessitam de orações e pedir a Nossa Senhora que ela nunca deixe faltar em nós, Jesus, o Deus conosco, que está no meio de nós!




Padre Vinicius Idelfonso Campos, Vigário Paroquial de Bom Jesus de Matosinhos de São João del Rei presidiu a celebração das 10 horas e levou toda a assembleia a agradecer a Maria pelo seu manto de amor e por sempre nos indicar o centro de toda nossa fé e toda nossa vida.


Ela quem nos aponta a vida, quem é Jesus e nos ensina a nos comprometer com os projetos de Deus para que nessa caminhada encontremos em Maria o modelo de fé a ser percorrido por cada ser humano até chegar as gloria do céu. Maria nos instrui com seu modo de ser a como fazer as vontades de Deus. Nos ensina a dizer sim e nos comprometer com o projeto Dele, pois as vezes ficamos a ordenar a Ele que faça desse jeito ou daquele e queremos elencar o que é melhor em nossa vida.




Nos questionou: Será que estamos sendo comprometidos com Deus?
Precisamos vencer as barreiras e ir ao encontro Dele e também ao encontro de todos que precisam de nós. E Ao ir ao encontro de alguém que sintamos a presença de Deus para que levemos boas palavras.


As vezes nos questionamos ao ver o sofrimento de alguma pessoa que mesmo assim não deixa seu sorriso se perder no horizonte. Isso porque elas se mantem firme na fé em Maria Santíssima, que vela por nós, conduzindo sempre mais para Cristo. Que as pessoas sejam capazes de ver a ação do Espirito Santo.


Encerrando as celebrações matinais, Padre Alisson, Reitor do Seminário de São João Del Rei, na celebração das 11 horas levou toda a assembleia a refletir que na casa de Maria somos todos filhos, pois somos bem acolhidos, fato este onde o Coral dos Seminaristas de São Tiago fez confirmar o mesmo com belos cânticos.



Questionou aos fiéis o que vieram fazer aqui e com as palavras de São Paulo II explicou que os santuários do mundo inteiro são centros de atração e temos a renovação da nossa fé e de encontro com a Virgem Maria. Deixou bem claro o Amor que devemos ter em Deus e aos irmãos.


Algumas citações de amor foram proferidas. São Paulo: “Não fique devendo nada a ninguém, a não ser o Amor.”
Papa Francisco: “Quando fofocamos de alguém não somos cristãos. A fofoca atrapalha vivenciarmos o amor”.


Maria teve um gesto de amor de caridade conosco, pois acolheu em seu ventre Jesus, o nosso Salvador. E se temos Maria como mãe, devemos acreditar que Ela será nossa protetora diante de toda angustia, provações e necessidades.
Então busquemos o amor em Deus acima e qualquer coisa e coloquemos em prática esse amor d’Ele conosco, pois Ele se dirige a todos com apenas essa palavra: AMOR!


Matéria: Cássia Pereira
Fotos: Everton Modesto e Gustavo Henrique



Nenhum comentário:

Postar um comentário