sábado, 6 de setembro de 2014

8º Dia da Novena em Honra a Senhora de Nazaré



O dia de hoje, 06, foi marcado pela grande expectativa e preparação para o 1º dia dos 150 anos de Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré no Santuário da Virgem Santa. Às 18h30min iniciou-se a Santa Celebração que precedeu o 8º dia da Solene Novena da Virgem de Nazaré. Assim os fiéis foram preparados para celebrar o penúltimo dia da tradicional novena acolhendo Jesus Sacramentado em seus corações.



A Santa Missa foi presidida pelo Reverendíssimo Padre Vinícius Idefonso, vigário paroquial do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos – SJDR. Contando também com os concelebrantes Padre Renato, Padre Francisco, Padre Nivaldo e Padre Rondineli, o pároco.



Após o Santo Sacrifício, iniciou-se a Solene Novena sempre marcada por sua tradicionalidade, ações litúrgicas em honra à excelsa padroeira, ligando-se a Deus, cantos em latim, toques e sons que elevam a alma em sintonia com Deus Pai e reproduzidos há tantos anos são verdadeiros bálsamos para as feridas das almas, cicatrizando-as e curando-as a fim de que sejam, um dia, elevadas aos céus.






Todos os ritos, toda a liturgia inserida desde a Solene Novena até os dias do Jubileu, objetivam a serenidade do coração e a profunda preparação para que os dias jubilares sejam vividos com seu verdadeiro significado. Só assim, compreende-se a preciosidade que é celebrar um Jubileu. O grande tesouro ofertado a esta amada terra de há tanto tempo propiciar a conversão das almas e permitir que os filhos afastados do Pai voltem-se para Ele com seu olhar suplicante.



A meditação foi realizada por Padre Vinícius, o qual baseado no subtema do dia: “Maria nos convida a fidelidade ao evangelho” (EG 193-201) refletiu sobre a devoção mariana que deve levar o cristão a vivenciar as virtudes que Ela viveu. Como filhos de Deus que habitam esta terra, queremos nos aproximar de Maria, a Rainha dos Céus, e assim através do caminho apontado permanecer um dia junto dela.



No momento ápice da Novena, a bênção do Santíssimo Sacramento, os fiéis contemplando Jesus em corpo, alma e divindade puderam suplicar e agradecer ao redentor da humanidade, sentindo vividamente o amor transbordado por Jesus.






 Logo após os momentos finais da Novena, os filhos de Maria, retornaram para seus lares com os corações repletos de alegria e cheio de graças derramadas, resguardando e preparando ansiosamente para vivenciar o primeiro dia de Jubileu, sinal de transformação e aproximação de Deus na vida de cada um.


Matéria: Waldecy Lopes
Fotos: Cássia Pereira



Nenhum comentário:

Postar um comentário