segunda-feira, 1 de setembro de 2014

3º Dia de Novena

"Sub - tema: "Nos oferecendo Jesus, Maria nos chama a ser uma igreja 'em saída'". (EG 20-24)





Neste terceiro dia de novena em preparação para o Jubileu da Mãe da Igreja e nossa, podia-se contemplar no interior do Santuário a multidão que se reuniu com grande fervor, às 18 h 30 para a celebração da Santa Missa, sendo presidida pelo Revmo Frei César Cardoso Resende, OCD, concelebrada pelo Padre Rondineli, contando com a participação do Irmão Domingos Vasconcelos, CSSR.


Após a celebração iniciou a Novena. Momentos em que os corações se voltam para o Alto, pedindo, suplicando e agradecendo a Deus, por se fazer presente e dar a esta terra, Maria como  Padroeira.
Na meditação proferida por Frei César baseada no sub-tema do dia, disse: "Rejubilai-vos. Alegrai-vos habitantes de Nazareno, pois Maria escolheu estar entre vós". Maria recebeu o convite feito pelo Anjo Gabriel numa pequena cidade também chamada Nazaré. Este convite é destinado a todos nós e como Maria, devemos esperar confiantes no Senhor.



Convidou os fiéis a se entregarem no amor de Deus, a sair de si mesmo para estar na presença do Senhor, sendo mais solidários, mais sensíveis, mais irmãos, pois a vida só tem valor quando a doamos, quando a entregamos. Amar é doar-se para colaborar na obra Divina. Na totalidade, a entrega será agradável a Deus, mas por isso é preciso sair de si mesmo.
Que as tristezas, as angústias não sejam tropeços na caminhada para Deus.
Que Maria cuide de todos para que tudo que se fizer seja para a vontade e alegria de Deus.


Seguiu a Bênção do Santíssimo logo após a Novena, momento em que os joelhos se dobraram para adorar a Deus Pai Todo Poderoso.




Em entrevista, Frei César disse que teve o privilégio de ter sido chamado a pertencer a uma Ordem que é toda Mariana. Nós nos chamamos Irmãos Descalços da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. Quer dizer que Maria é mais do que Mãe, mais do que Rainha, é nossa Irmã, nossa relação de intimidade; inclusive nós temos como ideal da nossa Ordem, na nossa família religiosa. De não só nos configurarmos a Jesus, tomar a forma do Senhor, mas nos configurarmos a Maria. Nossa Senhora tem uma presença muito grande não só na ordem da minha vocação religiosa, Carmelo, mas desde pequeno porque eu sou filho daqui, tenho raízes aqui e em São João del-Rei;  nossa região aqui é toda mariana. Então nascemos em berço mariano e desde pequenos aprendemos a amar Nossa Senhora.


Matéria: Doraci Couto
Fotos: Everton Modesto

Nenhum comentário:

Postar um comentário