quinta-feira, 13 de outubro de 2016

12 de outubro - Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida- Rainha e Padroeira do Brasil

Desde o início, luz nas nossas vidas, alegria ao coração!
Na segunda quinzena de outubro de 1717, três pescadores ( João Alves, Felipe Pedroso, Domingos Garcia) pescaram do Rio Paraíba, perto da Vila de Guaratinguetá, uma imagem de Nossa Senhora. Estava quebrada, sem a cabeça. Poderiam devolvê-la ao rio sem remorso algum. Mas com piedoso respeito a recolheram na canoa. Foi o primeiro gesto da grande herança de fé que legaram à história da Mãe Aparecida. Ficaram surpresos quando veio na rede de arrasto também a cabeça, que se adaptou à imagem. Até ali um fracasso, a pesca foi abundante. Recolhidos às suas toscas choupanas, comentaram com familiares e vizinhos a admiração pelo ocorrido. Constataram que era a imagem de Nossa Senhora da Conceição, representando a gravidez de Maria. Ela, "tendo a lua sob os pés", fazia lembrar a mulher que o livro do Apocalipse 12,1 menciona como grande sinal de Deus aparecendo no céu. O título de Nossa Senhora da Conceição integra a iconografia mariana. Subtende a encarnação do Verbo e a geração imaculada de Maria, e sua condição privilegiada e singular no ministério de Cristo.
A história particular dos primeiros devotos ficou anexada apenas ao título "Aparecida", que sedimenta até hoje a religiosidade mariana do nosso povo.A devoção mariana é meio para encontro com Jesus Cristo. A imagem pescada encheu de peixes as redes dos pobres, e hoje continua sendo sinal da vida abundante dada por Jesus, distribuindo graças, consolando e abençoando milhões de peregrinos que acorrem ao seu Santuário e a invocam fora dele.
Nos mais diversos cantos deste país de extensão continental, as comunidades eclesiais se reúnem para louvar e bendizer ao Senhor, pela vida Daquela que se fez toda de Deus para que Ele pudesse vir ao encontro da humanidade, através de Jesus Cristo, revelando-se como Salvador e Redentor da humanidade.
De forma intensa nos preparamos para celebrar os 300 anos desta feliz aparição.Não tão diferente, a Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré, rendeu louvores a Senhora de Aparecida neste 12 de outubro, onde padre Rondineli em suas primeiras palavras na Santa Missa das 8h nos convidou a sermos vinho da alegria e da paz. O verdadeiro vinho que é essencial para nossa vida.
A nossa vida é povoada de presenças. Presenças que nos marcam. O poeta Vinicius de Moraes já dizia que "A vida é a arte dos encontros" e nesses encontros, há pessoas que marcam. Uma vez aparecendo jamais desaparece, mesmo que fisicamente não se encontre no meio de nós se faz presente em nossa memoria.
Assim é Nossa Senhora. Escolhida de Deus que acolhe nossas intenções e leva até o Pai.Em atitude compassiva, Ela fala e intercede a Jesus, nos deixando grandes aprendizados.
Primeiro aprendizado do dia é que podemos SIM contar com a intercessão de Nossa Senhora, tudo aquilo que apresentamos a Ela não nos deixa esquecido. Ela apresenta tudo a Jesus , se faz presente em nossa caminhada , ouvindo nossas agrurias. Não é em vão nosso apelo diante de Maria.
Segundo aprendizado, Maria nos ensina a agir com compaixão. Assim como Ela foi compassiva com aquele casal em Caná da Galileia, sejamos compassivos com nossos irmãos. Agir com compaixão difere de sentir dó, pena. A própria raiz etimológica da palavra compaixão já nos mostra o significado. Compaixão vem de "compathos", Pathos é doença, enfermidade, Então, compaixão é adoecer com o outro, ser capaz de sentir na própria pele a dificuldade do outro.
E o terceiro aprendizado, Nossa Senhora nos ensina a confiar plenamente em Jesus, a confiar que no tempo certo, na hora de Deus o milagre vai acontecer. Que a Senhora da Conceição Aparecida nos ensine a esperar em Jesus, a depositar verdadeiramente nossa confiança N'Ele.
Voltando à frase inicial da celebração, qual o vinho que falta em nossa caminhada? O que é essencial em nossa vida que está desfalecendo?Nossa Senhora quer recolher , se compadecer, percebendo o que falta de essencial e apresentar a Jesus Cristo.
Ao final da celebração, de forma pura e cativante,  as crianças fizeram um lindo teatro e coroaram a Senhora da Conceição Aparecida, como forma singela de agradecimento à Mãezinha do céu.



Toda a assembleia participante, pôde também,juntamente com o pároco rezar a Consagração pedindo à Ela a poderosa intercessão em todas as nossas fraquezas, por toda eternidade.


"Ó Maria Santíssima, consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas!"


Matéria e Fotos: Cássia Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário