sábado, 8 de outubro de 2016

Sete de outubro dia de Nossa Senhora do Rosário

“Armai-vos, pois, com a arma de Deus, que é o Santo Rosário”
A Igreja dedica o dia 07 de outubro às celebrações em honra à Virgem do Rosário, que é a Mãe que intercede a Deus por seus amados filhos e filhas, os quais sonham em obter o céu. Através da intercessão de Maria e da recitação do santo rosário, os cristãos conseguem as virtudes da força e da perseverança perante às tentações e às provações cotidianas.
Na Paróquia Santuário Nossa Senhora de Nazaré, as celebrações tiveram início às 18h30 com a solene procissão, que iniciou-se em frente ao Santuário e seguiu em direção à Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Em seguida, houve a celebração da Santa Eucaristia, presidida por Padre Rondineli e participada por inúmeros fiéis devotos da Virgem Mãe.

Atrelando-se à homilia do sacerdote e fazendo menção à história do Santo Rosário, é importante destacar que a Igreja registra que Maria apareceu a São Domingos e indicou-lhe o Rosário como uma potente arma para a conversão: “Quero que saiba que, a principal peça de combate, tem sido sempre o Saltério Angélico (Rosário) que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Assim, quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu Saltério”.
Além disso, São Bernardino de Sena ressaltou que "Toda graça que é comunicada a esta terra passa por três ordens sucessivas. De Deus é comunicada a Cristo, de Cristo à Virgem, e da Virgem a nós".
São Luís Maria Grignion de Montfort, grande apóstolo de Maria Santíssima, escreveu: “A Santíssima Virgem revelou ao Bem-aventurado Alain de la Roche que, depois do Santo Sacrifício da Missa, que é o primeiro e mais vivo memorial da Paixão de Jesus Cristo, não havia devoção mais excelente e meritória que o Rosário, que é como que um segundo memorial e representação da vida e da paixão de Jesus Cristo”.




A oração do Santo Rosário surge aproximadamente no ano 800 à sombra dos mosteiros, como Saltério dos leigos. Dado que os monges rezavam os salmos (150), os leigos, que em sua maioria não sabiam ler, aprenderam a rezar 150 Pai Nossos. Com o passar do tempo, se formaram outros três saltérios com 150 Ave Marias, 150 louvores em honra a Jesus e 150 louvores em honra a Maria.
        Posteriormente fez-se uma combinação dos quatro saltérios, dividindo as 150 Ave Marias em 15 dezenas e colocando um Pai nosso no início de cada uma delas. Em 1500 ficou estabelecido, para cada dezena a meditação de um episódio da vida de Jesus ou Maria, e assim surgiu o Rosário de quinze mistérios.



A palavra Rosário vem do latim rosarium, que significa “coroa de rosas”. Nossa Senhora é a Rosa Mística e em sua homenagem o nome Rosário, que vem de rosas. A Virgem Maria revelou a muitas pessoas que cada vez que rezam uma Ave Maria lhe é entregue uma rosa espiritual, e por cada rosário completo, lhe é entregue uma coroa de rosas.
         O Santo Rosário é considerado a oração perfeita porque junto com ele está a majestosa história de nossa salvação. Com o rosário, meditamos os mistérios de gozo, de dor e de glória de Jesus e Maria. É uma oração simples, humilde como Maria. Com o Ave Maria a convidamos a rezar por nós. A Virgem sempre nos dá o que pedimos. Ela une sua oração à nossa. Portanto, é mais poderosa, porque Maria recebe o que a pedimos e Jesus nunca diz não ao que Sua Mãe lhe pede. Em cada uma de suas aparições, Nossa Senhora nos convida a rezar o rosário como uma arma poderosa contra o maligno, para nos trazer a verdadeira paz.


Por essas razões, a mensagem deixada para o dia de hoje, que se estende por todos os outros dias é a de que devemos nos armar com a arma de Deus, que é o santo Rosário. Assim, esmagaremos a cabeça do demônio e permaneceremos inabaláveis diante de todas as suas tentações.
Matéria- Daniely Santos
Fotos- Carmen Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário