segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Santos venerados no mês do Rosário


“Vou cantar Teu amor, ser no mundo um farol”
A Igreja Católica dedica muitos dias do ano às memórias festivas dos homens e mulheres que, em vida, honraram o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo e cantam no céu o canto de louvor ao Altíssimo. A corte celeste tão bem descrita pelo Evangelista João no Apocalipse ganhou a honra dos altares e, mais que isso, perpetuaram seu testemunho de fé. O mês de Outubro trouxe aos católicos a graça de celebrar muitos desses santos e santas de Deus.
O primeiro dia do mês missionário dedicou à memória da Santa que se eternizou pela humildade, mansidão, sabedoria e a forma mais linda de ser de Deus: reconhecendo sua pequenez, para que Deus habite todo nela. Tereza de Lisiuex exalou perfume de pureza durante de toda sua vida, que foi breve, morreu nova vítima de uma tuberculose, mas continua trazendo consigo o odor das rosas e só de contemplarmos sua imagem, venerada em um dos oratórios do Santuário, qualquer um se encanta pelos lindos olhos e a beleza de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face.
“cuide de minhas coisas e das suas eu cuidarei”
O frade Francisco, exemplo de conversão e renúncia teve sua memória festejada no dia 04 de Outubro. A cidade de Assis presenteou a igreja com um homem que revolucionou e mostrou que para servir o Senhor é preciso de deixar tudo para trás, o passado, a imundice mundana, a soberba humana e até mesmo suas vestes. São Francisco de Assis foi tão íntimo de Jesus que se transfigurou para abraçar o Cristo crucificado e recebeu em seu corpo os cinco estigmas no Senhor,
“Evangelize sempre, se necessário use palavras”
De cozinheiro a santo, Benedito, o Negro, foi exemplo de servidão a Deus e aos pobres e necessitados. Um dos lindos fatos de sua vida foi quando ele foi dar de comer secretamente aos homens e o superior do convento onde trabalhava indagou o que ele tinha debaixo de seu manto, Benedito respondeu que eram rosas e quando o superior puxou seu manto caíram rosas de beleza infinita. São Benedito é padroeiro dos cozinheiros e intercessor para que nunca falte a ninguém o pão de cada dia.
“onde falta fé, falta tudo”
O dia 16 de Outubro é marcado pela memória de santos de devoção popular, São Geraldo Magella, padroeiro das gestantes, Santa Margarida Maria de Alacoque, discípula do Coração de Jesus e a princesa Santa Edwirges, padroeira dos endividados. E o dia 15 celebra a grande doutora da Igreja, Tereza D’Ávila.
O 10º mês do ano também venera o primeiro Santo brasileiro, Santo Antônio de Santana Galvão, natural do Rio de Janeiro fez sua lembrança e exemplo se impregnarem pela eternidade. As pílulas de Frei Galvão foram procuradas muitas vezes e continuam sendo.
Outubro também dedica aos contemporâneos de Jesus, festas da Igreja dando a eles memória obrigatória tendo como característica a liturgia da Palavra específica. Médico evangelista, Lucas é aquele que apresenta em seu Evangelho um Jesus que se doa aos pobres, cura, salva, habita, janta e come junto daqueles que eram julgados como pecadores.

Os apóstolos Simão e Judas Tadeu são festejados no dia 28, Judas Tadeu é conhecido popularmente como o “Santo dos desesperados”.

A Virgem Maria também foi festejada duas vezes nesse mês tão especial para a Igreja. Maria também escolheu as terras brasileiras para se fazer presente e aparecer no Rio Paraíba do Sul, Nossa Senhora da Conceição Aparecida é Rainha e padroeira do Brasil, venerada por todos os brasileiros é dona de um carinho especial de todos que celebram sua Solenidade no dia 12.
O Mês de Outubro também foi dedicado ao Rosário de Maria e por isso, Nossa Senhora do Rosário tem sua festa nesse mês, mais especificamente no dia 07, dia em que os cristãos venceram os turcos na Batalha de Lepanto.
Que ao celebrar os santos, a Igreja honre seus exemplos e guarde em seu coração as frases e os testemunhos daqueles que tiveram suas vestes lavadas e alvejadas pelo sangue do Cordeiro.
Matéria e fotos- Rodrigo Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário