terça-feira, 11 de outubro de 2016

Deus do céu, como Ela estava linda!

Eram muitos os paroquianos reunidos no Santuário Nossa Senhora de Nazaré que preparavam seu coração para o início da Santa Missa que acontece todos os domingos às 10h30min, quando os olhos de todos se voltaram para a porta Santa onde surgiu um lindo sinal, uma mulher vestida de pudor, simplicidade é misericórdia, era a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima que entrou no Santuário pelas mãos de leigos e rodeada de crianças, fazendo do domingo (09) um dia especial e da cidade de Nazareno uma verdadeira cova da Íria.
A visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima aconteceu para iniciar as comemorações dos 100 anos das aparições da Virgem Maria aos três pastorezinhos na cidade de Fátima, em Portugal. Mas muito mais que um fato cronológico, a visita veio trazer paz e uma contemplação maravilhosa daqueles olhos misericordiosos que tantos rezam e pedem que se volvam para nós na oração da Salve Rainha.

Era impossível fitar os olhos naquela imagem e não elogiar o seu abençoado escultor ou imaginar quão linda a Virgem Maria é e espera a cada filho seu no Reino dos céus.
A Santa Missa das 10h30min foi presidida pelo pároco e reitor do Santuário, Padre Rondineli Cristino que destacou o desejo de Maria em estar perto de seus filhos terrenos e que ao escolher três crianças cheias de inocência, Ela nos ensina ao voltarmos a nossa alma para a pureza e a humildade. Quando Jacinta, Lúcia e Francisco perguntaram 'quem era aquela senhora', Ela disse que veio da parte de Deus, sinal este de que quando Ela passa em nosso meio Ela traz consigo uma seta que aponta para o Reino Celeste onde se encontra a razão de todo existir.


Quando o relógio bateu às 13h30mim dezenas de carros se dirigiram à comunidade rural do Varadouro seguindo os passos de Nossa Senhora. Nos anos 80 foi construída naquele povoado uma capela dedicada à Senhora do Rosário de Fátima exatamente no lugar onde a proprietária daquelas terras disse ter visto no céu o sinal de luz semelhante à Nossa Senhora e foi nessa capela que a Imagem ficou por algum tempo da tarde, mais especificamente durante a celebração da Santa Missa e recitação do Santo Terço.



O local estava todo preparado, as casas ornamentadas e os fogos anunciavam que aquela pequena comunidade estava em festa, pois compreendia a grandiosidade deste maravilhoso acontecimento. Até os pequenos sinais da natureza serviam de plano de fundo para que Maria fizesse sua presença exalar o cheiro de tranquilidade e serenidade.




Em Nazaré da Galiléia em uma tarde venturosa o Anjo Gabriel anunciou à Maria, em Nazareno, às 18h a saudação angélica foi executada e o momento marcava o início da celebração tão aguardada, a procissão luminosa. A chama da vela do altar acendeu as demais velas que cada paroquiano trazia em suas mãos, e com as luzes da Igreja apagadas à luz da velas a Virgem Maria saiu em procissão percorrendo as ruas do Bairro do Rosário. Durante a procissão o cântico "À treze de maio" foi entoado e os mistérios luminosos foram meditados.







À chegada da procissão foi celebrada a última Santa Missa desse dia tão festivo. No fim da celebração um grande corredor foi formado na Igreja do Rosário por onde a imagem passou entre cantos de festa e calorosas palmas. A imagem se dirigiu à cidade de Itutinga e no coração dos fiéis a lembrança do dia inesquecível em que a visita de Maria fez os olhos brilharem e os lábios proclamarem a beleza da Rainha do Céu.
Matéria-Rodrigo Augusto
Fotos-Cássia Pereira e Carmen Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário