quarta-feira, 14 de junho de 2017

Enfermos preparam a casa com alegria para receber Jesus Eucarístico

A Igreja celebra nesta quinta-feira, 15, o Mistério da Eucaristia através da festa de Corpus Christi. Jesus com seu gesto simples se faz presente em um pedaço de Pão e Vinho, deixando a grande mensagem que ele está presente em todos momentos da vida humana. Alimento que dá forças para todos serem anunciadores da Boa Nova. Ao receber a Eucaristia recorda-se de toda vida de Jesus, de sua linda peregrinação neste mundo.

A Eucaristia se passa como alimento para a alma e, pela fé, estimula a esperança do cristão. O senhor Francisco, por exemplo, vê de perto a preparação de muitos enfermos para receber a Santa Eucaristia nas casas. A ação é realizada pelos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística para aqueles que são impossibilitados de participarem da missa de forma presencial. “As pessoas estão sempre à espera. Se banham, colocam roupas novas, montam altares e preparam todo o ambiente. Toalhas brancas e flores nunca faltam. Tem uma casa que a moradora fala que as flores são para Jesus”, explica Francisco Alves que atua na Paróquia de Nazareno.
O trajeto de Francisco, e dos demais ministros, é realizado com frequência na comunidade. Junto com a fé, eles encontram no rosto dos visitados um farto sorriso. O motivo? Por receber Jesus Eucarístico. Pão que desceu do Céu e se faz morada nos corações. “Estar em contato com os enfermos, levando o Corpo de Deus, é algo especial. É levar Cristo, a palavra e a atenção”, destaca.
A programação para o dia de amanhã na paróquia consta de missa no Santuário às 8h e procissão com o Santíssimo Sacramento às 15h. Todos estão convidados a prestar publicamente sua homenagem Àquele nos ama tão ternamente.
Matéria- Marliere SantosPublicado em:http://diocesedesaojoaodelrei.com.br/enfermos-preparam-a-casa-com-alegria-para-receber-jesus-eucaristico/   

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Com o Pai, no Filho, pelo Espírito Santo

Solenidades em honra à Santíssima Trindade na Paróquia Santuário Nossa Senhora de Nazaré 
No último domingo, 11 de junho de 2017, a Paróquia Santuário Nossa Senhora de Nazaré, em comunhão com toda a Igreja, celebrou o dia em honra à Santíssima Trindade. Dia este em que se é destacado o mistério de um Deus que ao mesmo tempo se faz em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
As celebrações eucarísticas ocorreram às 8, 10h30 e às 19 horas, no Santuário. Nelas, a comunidade paroquial pôde mergulhar ainda mais no reconhecimento do amor divino, o qual é completamente despretensioso e fortificador.

O convite feito nas celebrações é que nos aprofundemos e reconheçamos o mistério de Deus revelado por Jesus através da sua ação libertadora. Além disso, a proposta é de um entendimento maior acerca de que cada uma das três pessoas da Santíssima Trindade tem a sua própria atuação, mas que ao mesmo tempo essa atuação acontece em unidade.

Na Trindade Divina está o amor- misericordioso, o amor-presença e o amor-comunhão. Celebrar a Santíssima Trindade é reafirmar a certeza do amor de Deus em nós, por nós e para nós. Amor este que é fonte de vida e de comunhão eterna.
Equipe de Pastoral da Comunicação

domingo, 11 de junho de 2017

Semana Nacional do Meio Ambiente

Unindo forças em favor da vida
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5  de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. E o governo Brasileiro, por meio do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, estabeleceu que nesse período, em todo território se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente. A Pastoral Ecológica juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente de Nazareno abraçaram a causa e realizaram várias atividades educativas voltadas para o cuidado com a natureza.

Nesse sentido realizaram-se palestras, apresentações teatral e musical, exposição de artesanato com lixo eletrônico e distribuição de mudas nativas. Os eventos contaram com a participação dos alunos da Escola Municipal e a população em geral. Segundo o coordenador da pastoral ecológica, Raimundo Beraldo, é preciso um trabalho de conscientização envolvendo crianças, jovens e adultos em prol de mudança de conceitos e atitudes. Beraldo aposta na preservação como forma de garantir o amanhã e convida: “Faça o certo, comece em casa, mobilize-se em favor de nossa casa comum”.
A Pastoral Ecológica concluiu a semana fazendo a primeira remeça de sabão artesanal com o óleo recolhido pela comunidade.
Colaboração e fotos- Pastoral Ecológica
    

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Solenidade de Pentecostes


“Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida”
                Mais uma vez na história da igreja foi recordado o dia do cumprimento da promessa que Jesus fez a seus discípulos de que eles não ficariam órfãos após sua partida para o alto. O domingo, 04 de junho marcou liturgicamente a Solenidade de Pentecostes.
                Monsenhor Juvenal presidiu as celebrações do fim de semana que aconteceram todas na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, lugar que se transformou no cenáculo onde estavam reunidos os apóstolos e a Mãe de Jesus.
                Do céu um raio de luz foi enviado e encheu os apóstolos do Espírito Santo e proclamaram as maravilhas de Deus em diversas línguas, de modo que todos foram capazes de entender as graças anunciadas. Tal episódio e descrito de forma sublime por São Lucas no segundo capítulo do livro sagrado dos Atos dos Apóstolos.

                O Espírito Santo está presente no mundo desde antes da criação como bem enfatiza o livro dos Gênesis: “o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” (Gn 1,2b). Foi esse mesmo Espírito que inspirou sábados homens que escreveram sob a sua luz as Sagradas Escrituras que narram a história de Jesus, alfa e ômega.
                Concebido no seio virginal de Maria por ação do Espírito divino, Jesus soprou sobre seus discípulos que o proclamaram como Senhor de suas vidas. Sábias foram as palavras do Monsenhor sobre esse fato.
“Sem o Espírito Santo, nós não somos capazes nem de pronunciar uma jaculatória”
                Em duas reflexões, Monsenhor também exaltou a importância dos membros da Igreja que tem Cristo como cabeça. Cada um desempenha uma função, assim como os membros do corpo, mas todos só agem pela ação do Espírito Santo, o mesmo Espírito que capacita os diversos ministros da Igreja: os ordenados, os da Palavra, da Comunhão Eucarística, da Catequese, da Comunicação, da Música e tantos outros.
                A terceira pessoa da Santíssima Trindade também é Aquela que é clamada na oração Eucarística para que, através do seu poder, aconteça a transubstanciação e todos possam ser alimentados pelo corpo e sangue de Jesus.

                A Santa Igreja comemora na solenidade de Pentecostes mais um ano de vida, uma vez que foi fundada na primeira pregação de São Pedro após a descida do Espírito Santo. A luz bendita, chama que crepita é a que fortalece o homem em meio às aflições terrenas e cumula todos os viventes de sete dons.

                Caminhando sob a luz do Divino, todos seguem firme em buscada recompensa aquele que é forte, uma santa morte, a alegria eterna.

Matéria e fotos- Rodrigo Augusto

Pastoral Ecológica comemora dia do Meio Ambiente juntamente com as crianças da catequese

        Nesse último sábado, 03 de junho, aconteceu, ás 09h, no salão paroquial do Rosário, uma manhã de formação e descontração para as crianças da catequese.  O encontro foi promovido pelos membros da Pastoral Ecológica e teve como tema o Dia do Meio Ambiente que é comemorado dia 05 de junho, O espaço foi preparado com cartazes que faziam reflexões ao Meio Ambiente e com lixeiras feitas de materiais recicláveis.
A formação iniciou-se com um momento de oração, que foi meditada em torno do padroeiro da pastoral, São Francisco, e da oração de sua autoria, o Cântico das Criaturas. A manhã foi marcada por duas palestras, a primeira foi feita pela agente ambiental, Joyce Nascimento, que trabalhou com as crianças a respeito do lixo e sobre a importância da coleta seletiva para a cidade. A segunda feita pelo diretor municipal da Copasa, Genner Moura, teve como tema a água, sua forma de tratamento e maneiras para economizá-la.

 Após as palestras as crianças cantaram a música Planeta Água, e foi servido um saboroso lanche. Para finalizar o encontro, as crianças participaram de uma ação educativa, todos recolheram ao redor da praça os resíduos recicláveis descartados de forma indevida e que prejudica o Meio Ambiente.
Matéria e Fotos: João Vitor de Abreu

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Celebração em honra a Santa Rita de Cássia

Ó Santa Rita, eu ponho em vós toda a minha confiança!
O mês de Maio é especialmente dedicado a Maria, Mãe de Jesus, nossa Mãe. É mês de rezarmos com carinho por nossas mães e por todas as mães do mundo, as que aqui estão e aquelas que daqui já se foram. É mês de celebrarmos a Poderosa e Gloriosa Santa Rita de Cássia, mãe de amor heroico e que leva o título da Santa dos Casos impossíveis e desesperados.
Santa Rita  desde criança demonstrava seu desejo de se consagrar à vida religiosa, mas, por obediência aos pais, casou-se aos 12 anos. Teve uma vida conjugal difícil devido ao caráter violento do marido. Com seu empenho e orações, conseguiu convertê-lo.
Tiveram dois filhos, e buscou educá-los na fé e no amor. Porém, eles foram influenciados pelo pai, que antes de se casar se apresentava com uma boa índole, mas depois se mostrou fanfarrão, traidor, entregue aos vícios. E seus filhos o acompanharam.
Rita então, chorava, orava, intercedia e sempre dava bom exemplo a eles. E passou por um grande sofrimento ao ter o marido assassinado e ao descobrir depois que os dois filhos pensavam em vingar a morte do pai. Com um amor heroico por suas almas, ela suplicou a Deus que os levasse antes que cometesse esse grave pecado. Pouco tempo mais tarde, os dois rapazes morreram depois de preparar-se para o encontro com Deus.
Sem o marido e filhos, Santa Rita entregou-se à oração, penitência e obras de caridade e tentou ser admitida no Convento Agostiniano em Cássia, fato que foi recusado no início. No entanto, ela não desistiu e manteve-se em oração, pedindo a intercessão de seus três santos patronos – São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolas de Tolentino – e milagrosamente foi aceita no convento.
Seu refúgio era Jesus Cristo. A santa de hoje viveu os impossíveis de sua vida se refugiando no Senhor. Rita quis ser religiosa. Já era uma esposa santa, tornou-se uma viúva santa e depois uma religiosa exemplar. Ela recebeu um estigma na testa, que a fez sofrer muito devido à humilhação que sentia, pois cheirava mal e incomodava os outros. Por isso teve que viver resguardada. Ela se devotou especialmente a cuidar de irmãs doentes e a aconselhar pecadores.São-lhe atribuídos tantos e tão extraordinários milagres que é tida como "advogada das causas perdidas e a santa do impossível". É também protetora absoluta das mães e esposas que sofrem pelos maus-tratos dos maridos.

Por essas e tantas razões, os devotos de Santa Rita de Cássia, todos os anos, planejam uma festa maravilhosa na Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré. A procissão que antecedeu a celebração neste último domingo (21) foi marcada, mais uma vez, pela parada em frente à residência da família provedora da festa, onde se rezou uma dezena do Santo terço. A manifestação de fé ali foi vivida na pele e no espírito.
Logo após, teve inicio a santa missa, onde fiéis fervorosos puderam, junto com o perfume das rosas que simbolizam o milagre de Santa Rita, celebrar o 6º Domingo da Páscoa, o qual a liturgia simbolizava muito bem a vida de Rita de Jesus. Ela não desistiu do seu projeto e missão de servir ao Pai, mesmo passando por tantas turbulências durante toda sua vida.
Que sejamos assim como Santa Rita,testemunhos do amor de Deus. Independente de qual seja o nosso problema, nossos sonhos, nossas dores entreguemos nas mãos de Deus e supliquemos a intercessão de Santa Rita, pois para quem os ama, nada nunca será impossível.

Ao final da santa celebração, a bênção aos pés da imagem fez refletir a verdadeira fé estampada, não somente no rosto, mas no coração de cada fiel ali presente.
Santa Rita, advogada dos impossíveis, rogai por nós!
Matéria:Cássia Pereira
Fotos: Marliere Santos

Tarde de formação acontece na forania de Nossa Senhora de Nazaré

Casamento! Qual é a importância desse sacramento? Será que hoje os casais quem tem assumido este, assumem com toda consciência do que de fato são os direitos e os deveres do casamento? Para alcançar esse objetivo, a diocese de São João Del Rei tem promovido através dos coordenadores da Pastoral Familiar no setor Pré Matrimonial, tardes de formação nas seis foranias da diocese, neste último sábado foi a vez da forania de Nossa Senhora de Nazaré, com o objetivo de trazer uma formação mais sólida, em sintonia com aquilo que é a proposta da Igreja para este setor.

A tarde de formação aconteceu na sede da forania, em Nazareno, teve início ás 14h, no salão paroquial de Nossa Senhora do Rosário e se estendeu até 20h, contando com a participação do pároco Padre Rondineli Cristino, os coordenadores da Pastoral Familiar e o professor André Parreira autor de livros especializados para a formação Pré Matrimonial como ”Encontros de preparação para o Matrimônio”.

O objetivo do encontro foi apresentar o novo formato para a catequese de preparação para o sacramento do matrimônio, que consiste em encontros de acolhida, o tempo é de três a seis meses, e visa melhor amadurecimento e conscientização dos noivos acerca do sacramento, e favorece uma participação mais próxima da vida familiar.
Além das palestras, houve momentos de descontração, dinâmicas, debates em grupos, e lanches.     
Matéria: João Vitor de Abreu.
Fotos: João Vitor de Abreu e Pe. Rondineli Cristino

Manhã de formação bíblica movimenta a diocese

No fim de semana em que a liturgia Pascal semeia no coração dos cristãos a prática da Palavra do Senhor, a diocese de São João del Rei promoveu uma formação bíblica para seus membros no sábado (21) tendo como base o Evangelho de São Mateus. Tal formação foi planejada e organizada por Padre Silvio Firmo, pároco da Paróquia de São Gonçalo do Amarante de Ibituruna e representante diocesano pela parte catequética e bíblica, na cidade em que ele é pároco foi preparado um espaço acolhedor e dinâmico para a realização do evento que teve início por volta das 8h30min.
Participaram da formação membros de diversas paróquias da diocese, inclusive catequistas de Ibituruna. Representando a Forania sede do evento e o vigário geral, Padre Rondineli Cristino abriu o evento fazendo as devidas apresentações e acolhendo os participantes e o formador e desejou um bom encontro a todos. Um dos orientadores da tese de Teologia do vigário forânico da Forania de Nossa Senhora de Nazaré, doutor em Bíblia, senhor Altamir Andrade foi responsável por conduzir e ministrar a formação sobre o Evangelho de São Mateus.
Na tarde, foi feita a eleição da coordenação do setor bíblico de cada Forania que estava ali presente. Padre Silvio agradeceu a companhia dos presentes e a colaboração de quem uniu forças a ele para a realização dessa primeira formação a nível diocesano. A celebração da Santa Missa das 17h, na matriz de São Gonçalo do Amarante coroou o dia de estudo das Sagradas Escrituras alimentando com o Pão da Vida aqueles que têm a Palavra de Deus como norte em sua vida. 
Matéria e fotos- Rodrigo Augusto

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Pastoral Ecológica: Unindo forças em prol da vida

Na ultima terça ferira, 16, após a missa das 19h, a Pastoral Ecológica realizou mais uma reunião no salão paroquial.
Estava presente o Pároco Rondineli Cristino, que nesses períodos iniciais faz questão de acompanhar mais de perto a Pastoral promovendo formação espiritual e direcionamentos práticos.
A Pastoral Ecológica é uma ação concreta da Paróquia em resposta ao apelo da Campanha da Fraternidade, 2017, em favor da vida em suas mais variadas formas.Ela tem por objetivo promover um modo justo e saudável de relação com o planeta,"nossa casa comum". E pretende alcançar tal meta por meio de palestras dirigidas aos catequizando e comunidade em geral, oficinas de reciclagem de óleo e outros materiais, visitas técnicas e passeios ecológicos. Todas essa ações são pautadas pela fé  e pelo mandamento  do amor ao próximo e se inspira na esperança de "um novo céu e uma nova terra,"  
Daniely Santos

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Aparição da Virgem Maria em Fátima: 100 anos de muita fé e devoção

Neste último sábado, a Igreja celebrou com grande alegria os cem anos da aparição de Nossa Senhora na cidade de Fátima, em Portugal. Em diversas paróquias do mundo foram realizadas homenagens e orações em agradecimento à proteção e intercessão da Santa Virgem Maria. Na Paróquia Santuário Nossa Senhora de Nazaré, as comemorações iniciaram-se às 18 horas com o momento Mariano, em que foram recitados os mistérios do Santo Terço e entoados cantos e reflexões rememorativas a respeito da aparição de Maria em Fátima.

Em seguida do momento Mariano, foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Reverendíssimo Padre Rondineli Cristino, o qual destacou em sua homilia a figura materna e exemplar de Nossa Senhora, a qual além de ter sido vista pelos fiéis pastorezinhos em Fátima, foi também milagrosamente vista, através de uma imagem, por pescadores na cidade de Aparecida, no Brasil.
Segundo a fé cristã, a Virgem de Fátima foi contemplada por três pequenos pastores, aos quais foram revelados por Maria segredos proféticos e exortativos a respeito do mundo e de seus acontecimentos.

No Brasil, a festa também se faz presente, uma vez que o mês de maio é dedicado à todas as mães, em especial à Mãe de Jesus e de todos os homens e mulheres.
Celebrar Maria é celebrar também todas as mães, as quais a cada dia lutam e buscam se manter de pé em meio às suas mais diversas dificuldades. O ano Mariano, o qual a Igreja do Brasil graciosamente vivencia, é uma oportunidade ainda maior para os cristãos aproximarem-se de Deus, através da divina e fiel intercessão de Maria Santíssima, que a todo instante roga por cada um de seus filhos.   

Matéria- Daniely Santos
Fotos-Marliere Santos