segunda-feira, 5 de junho de 2017

Solenidade de Pentecostes


“Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida”
                Mais uma vez na história da igreja foi recordado o dia do cumprimento da promessa que Jesus fez a seus discípulos de que eles não ficariam órfãos após sua partida para o alto. O domingo, 04 de junho marcou liturgicamente a Solenidade de Pentecostes.
                Monsenhor Juvenal presidiu as celebrações do fim de semana que aconteceram todas na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, lugar que se transformou no cenáculo onde estavam reunidos os apóstolos e a Mãe de Jesus.
                Do céu um raio de luz foi enviado e encheu os apóstolos do Espírito Santo e proclamaram as maravilhas de Deus em diversas línguas, de modo que todos foram capazes de entender as graças anunciadas. Tal episódio e descrito de forma sublime por São Lucas no segundo capítulo do livro sagrado dos Atos dos Apóstolos.

                O Espírito Santo está presente no mundo desde antes da criação como bem enfatiza o livro dos Gênesis: “o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” (Gn 1,2b). Foi esse mesmo Espírito que inspirou sábados homens que escreveram sob a sua luz as Sagradas Escrituras que narram a história de Jesus, alfa e ômega.
                Concebido no seio virginal de Maria por ação do Espírito divino, Jesus soprou sobre seus discípulos que o proclamaram como Senhor de suas vidas. Sábias foram as palavras do Monsenhor sobre esse fato.
“Sem o Espírito Santo, nós não somos capazes nem de pronunciar uma jaculatória”
                Em duas reflexões, Monsenhor também exaltou a importância dos membros da Igreja que tem Cristo como cabeça. Cada um desempenha uma função, assim como os membros do corpo, mas todos só agem pela ação do Espírito Santo, o mesmo Espírito que capacita os diversos ministros da Igreja: os ordenados, os da Palavra, da Comunhão Eucarística, da Catequese, da Comunicação, da Música e tantos outros.
                A terceira pessoa da Santíssima Trindade também é Aquela que é clamada na oração Eucarística para que, através do seu poder, aconteça a transubstanciação e todos possam ser alimentados pelo corpo e sangue de Jesus.

                A Santa Igreja comemora na solenidade de Pentecostes mais um ano de vida, uma vez que foi fundada na primeira pregação de São Pedro após a descida do Espírito Santo. A luz bendita, chama que crepita é a que fortalece o homem em meio às aflições terrenas e cumula todos os viventes de sete dons.

                Caminhando sob a luz do Divino, todos seguem firme em buscada recompensa aquele que é forte, uma santa morte, a alegria eterna.

Matéria e fotos- Rodrigo Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário