sexta-feira, 16 de junho de 2017

Eis que chega a festa da Rosa Mimosa, Mãe do Eterno Amor

Despertou 16 de junho, dia de celebração a perpetuação de lembranças e tradições que movem uma cidade. Lembranças que perpassam gerações e fazem com que as tradições sejam revividas todos os anos de forma pura e significantemente tocante.
Maria será festejada pelos fiéis nos próximos 10 dias e a memória de uma Vitória dos cristãos sobre a perseguição e morte vinda do mar estará acompanhando todos que adentrarem a Igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário.
As festividades de Junho na cidade são ricas em detalhes minuciosos que fazem a diferença e embelezam ainda mais a fé dos homens naquela que os recebeu como filhos e os guardará até que o ciclo se termine.
A novena rezada aos pés da imagem da Virgem Maria, contempla a poderosa intercessão daquela que acordada vela o sono de seus filhos fragilizados, como uma verdadeira mãe, a Senhora do Rosário junta seus dedos em perce por todos os seus que a aplaudem e louvam por ser quem és.
A recitação do Santo terço faz com que a história da salvação seja contemplada e meditada por aqueles que aqui caminham rumo a triunfal entrada no Reino celeste pela porta estreita. Os mistérios da luz, dos gozos, das glórias e das dores são louvados, pois fazem com que seus fiéis recitadores compreendam que suas contas são muito mais  palavras repetidas, mas gotículas de amor oriundas do coração materno de Maria e rosas, daquelas mais formosas, que podem a Ela serem ofertadas.
Não só a Virgem Maria, mas grandes Santos são recordados nessa festa de devoção popular, São Benedito e Santa Efigênia, santos negros que reforçam a história dessa cidade que traz o peculiar feito de que os homens negros ergueram a Igreja do Rosário para ter um santo lugar para adorar o Senhor. São João Batista, o percursor, dono do dia 24 desse mês onde sua natividade é celebrada por toda igreja.
E nada como ouvir de novo o Hino de Nossa Senhora, tão ímpar, tão forte, tão eloquente que nunca ninguém cantará tão intensamente quanto a saudosa Nenzinha, lembrança eterna da Festa de Nossa Senhora.
Às celebrações têm início às 18h30 com a Recitação do Santo terço e atendimento e confissões e às 19h a Eucaristia será celebrada e finalizada com a novena em honra a Virgem Maria, Senhora do Rosário.
Que 16 de Junho não passe despercebido nesse ano. Salve Maria!
Matéria-Rodrigo Augusto
Fotos-Arquivos da Pascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário