segunda-feira, 26 de junho de 2017

Deus do céu, como Ela estava linda

Paróquia festeja a Mãe de Deus em meio a religiosidades e costumes no bairro a Ela dedicado

Lírio deriva do latim "liriun" e significa pureza, por isso é a flor que o Anjo Gabriel traz em sua iconografia quando anuncia a Virgem Maria e em meio a tantas flores, a rosa predileta do jardim do Criador foi coroada no domingo (25) pelos inúmeros devotos que guardam durante gerações a tradição de festejar Nossa Senhora do Rosário que aquece o coração de seus filhos no frio mês de junho.
O domingo dedicado a Maria teve início às 6h quando a banda musical anunciou solenemente em forma de alvorada que era dia de celebração. A Santa Missa foi celebrada às 8h com a participação de dos moradores do Bairro do Rosário e o Coral de Nossa Senhora que abrilhantou maravilhosamente, como sempre, entoando dignamente o hino de Maria,
Nossa Senhora foi homenageada às 11h no final de mais uma Santa Missa, onde as crianças coroaram Maria de forma singela.
Às 17h, o toque dos sinos anunciou que a veneranda imagem sairia em procissão pelas ruas do bairro abençoando todos em cada lar. Junto a Maria, São João Batista, Santa Efigênia e São Benedito caminharam sobre os ombros humanos levando a todos a bênção e a intercessão da corte celeste. 
Maria foi aquela que ao chegar na casa de Santa Isabel encheu João Batista do Espírito Santo tanto que o bebê pulou no ventre de sua mãe, considerada estéril. Ela foi a mesma que gerou Jesus em seu ventre e Ele na vida pública chamou Mateus para lhe seguir e este levou o nome do filho de Deus até a África fazendo com que a princesa Santa Efigênia se rendesse ao cristianismo. Maria também educou o Cristo a partir e repartir seus alimentos, assim como o Pão de cada dia que São Benedito não negou aos necessitados. 
 
As imagens foram acolhidas no interior da Igreja do Rosário onde a Eucaristia foi celebrada pela última vez durante as festividades de Nossa Senhora. Destaca-se que a liturgia do fim de semana chamava a atenção de todos para a perseverança na fé, ato único e feito dignamente por Maria durante toda a sua vida. O triunfo desse combate foi dado no céu quando Ela recebeu da Trindade Santa a coroa de rainha do céu e da terra.
Durante 9 dias de novena, o remédio salutar oferecido por Nossa Senhora foi meditado pelos devotos que dia após dia recitam a Ave Maria buscando contemplar a vida de Cristo. Os mistérios do Rosário iniciam gozosamente quando a menina de Nazaré se põe como serva de Deus e termina gloriosamente quando Deus a coloca como rainha dos anjos e dos homens.
O azul do céu que revestiu a manhã do dia 25 deu lugar às radiantes estrelas que iluminaram a noite do último domingo do mês de junho que nesse ano mariano foi marcado pela tradição de costumes antigos que se perpetuam diante da modernidade e do secularismo e isso não é utopia, basta perceber as crianças e os anciãos que por si só encheram a casa de Maria para louvá-la e bendizê-la como rosa mimosa,
Salve Maria!


Matéria: Rodrigo Augusto
Fotos: Cássia Pereira, Helder Ramos, Rodrigo Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário