quinta-feira, 10 de maio de 2012

Confissões comunitárias para casais

Encerrando as celebrações no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré em Nazareno nesse domingo 01 de Abril de 2012, com a igreja lotado após a procissão de Nossa Senhora das Dores que começou as 19:00hs,saindo do Santuário Nossa Senhora de Nazaré e percorrendo as ruas de nossa cidade de Nazareno e retornando para Santuário, os casais  permaneceram na igreja para a primeira confissão comunitária dirigida somente aos casais, aos quais foi ressaltado a importância da presença do esposo e esposa para o sacramento da penitencia. De fato, foi uma celebração marcante para nossa igreja, os casais estavam dispostos a buscar o sacramento da penitencia e o reverendíssimo Pe. Rondineli mais uma vez com palavras  simples, ungidas e sabias fez com que os casais voltassem para seu interior e refletissem sobre suas vidas e fizessem um bom exame de consciência para absolvição de seus pecados.

Iniciou-se a celebração da confissão comunitária com o Canto Alô meu Deus de Pe. Zezinho, assim invocando a santíssima trindade.
O sentido da música que dizer que estamos com saudades de comungar o Senhor, que o pecado nos impossibilita. Assim começou as reflexões conferidas por Pe. Rondineli. É importante destacar o que é necessário para uma boa confissão: fazer um exame de consciência, fazer um propósito de vida, ou seja, mudança de comportamento, cumprir a penitencia e a absolvição.
 Orientações para confissão
- não comungar em pecado grave.
-Quem cometeu aborto, crime (assassinato), roubo ou quem não deseja arrepender-se de seus pecados não poderá participar da confissão comunitária e deverá procurar confissão individual.
O que é pecado? O pecado é pecado desde sempre, o que é pecado é pecado. “o pecado é o amor de si mesmo que leva ao esquecimento de Deus” Santo Agostinho.
Pontos de reflexão: Compromisso com Deus e com a igreja, Vida conjugal, Prática da justiça e honestidade e Vida pessoal.
Através das orientações, pontos de reflexões, Pe. Rondineli conduziu os casais para um profundo exame de consciência, falando abertamente de alguns pecados e o que propõe a Santa Igreja Católica. Os casais durante toda celebração ficaram atentos ao que o padre dizia e também faziam seu exame de consciência. Para os casais foi um momento de muita importância e também um momento inesquecível, saíram confiantes do perdão do Senhor e com o propósito de mudança de comportamento e determinados a cumprir a penitência dada pelo padre de participarem da celebração da Via- Sacra 5:30hs na sexta-feira santa.
Deus nos ama, Deus é capaz de nos transforma, a única coisa que Deus não é capaz é de nos abandonar. Com essa palavras o Reverendíssimo Pe. Rondineli encerrou exame de consciência absolvendo a todos os casais presente na celebração e  dando a benção final.
Texto: Marcos Roberto
Fotos: Marcos Roberto e Géssica Santos




Nenhum comentário:

Postar um comentário