quinta-feira, 10 de maio de 2012

Posse do Novo Pároco e Reitor do Santuário Nossa Senhora de Nazaré- Pe. Rondineli Cristino

Banda, procissão, faixas, fogos, repique de sinos, cantos, orações e lágrimas marcaram a posse do padre Rondineli Cristino, como novo pároco e reitor da Paróquia Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Nazareno. A celebração presidida pelo bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart, reuniu dezenas de padres das quatro foranias da diocese além de um grande número de pessoas que lotaram o Santuário no início da noite da última terça-feira,
 Os sentimentos de saudade e alegria se misturavam nos depoimentos de alguns paroquianos, como relata Dona Efigênia de Nazaré , de 56 anos.  “Há poucos dias a gente perdeu um sacerdote, mas hoje a gente se enche de alegria com a chegada do padre Rondineli. Que o senhor seja muito bem vindo, que Nossa Senhora de Nazaré o proteja”, desejou a senhora, que enfeitou sua casa com 33 balões coloridos para saudar o novo pároco.
Logo às 18h, na entrada da cidade, centenas de pessoas acompanhadas pela Banda Municipal de Nazareno aguardavam, com ansiedade, a chegada do padre Rondineli, momento este que daria início ao cortejo festivo até o Santuário. Durante o trajeto, animado pela banda municipal e enfeitado com faixas de boas vindas, muitos fiéis cumprimentavam o novo padre, enquanto outros rezavam e carregavam o andor com a imagem da Virgem de Nazaré.
A presidente do Apostolado da Oração Sagrado Coração de Jesus, Waldete Caputo (75), estava no meio da multidão. Na ocasião, alegre, junto a suas amigas do apostolado, Waldete opinou sobre quais seriam as prioridades do novo pároco. “A juventude e as crianças daqui de Nazareno estão precisando de muita atenção”, declarou.

Chegada ao Santuário
Às 19h, praça lotada, sinos e muitos olhares atentos e curiosos aguardavam a chegada do padre Rondineli ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Nazaré. Após a procissão de entrada, o bispo diocesano convidou a todos para um momento de prece e silêncio em memória do ex-pároco, padre José Casimiro.
A parte musical ficou a cargo dos Corais Nossa Senhora de Nazaré e Nossa Senhora do Rosário. O músico Jovino César Romão (47), destaca a motivação e união dos membros das equipes de canto da paróquia no preparo da celebração. “Fizemos reuniões para selecionar os cânticos que seriam usados aqui nesta linda celebração. Que o padre Rondineli seja muito feliz aqui em nossa paróquia”, desejou Jovino ao final de sua fala.
Durante a missa, vários momentos marcaram a posse do padre Rondineli. Na homilia, Dom Célio relembrou os desafios da vida sacerdotal, as origens de Rondineli em Barroso e a permanência do mesmo na função de assessor diocesano da Pastoral da Comunicação (Pascom), cargo assumido no ano passado.

Ritos da posse
Ao término da homilia, acompanhado pelo cerimoniário da diocese, padre Geraldo Magela, Dom Célio convidou padre Rondineli Cristino e toda a comunidade para acompanharem o ritual de posse, o qual inclui a entrega das chaves da igreja, a apresentação do batistério (foto), confessionário e capela do santíssimo ao novo pároco. No retorno ao presbitério, Dom Célio apresentou ainda a cadeira presidencial, da qual se preside o santo sacrifício da Missa no Santuário, símbolos do pastoreio e da administração paroquial.

Participações especiais e homenagens
Além dos paroquianos de Matosinhos que lotaram três ônibus rumo a Nazareno, familiares do padre Rondineli e autoridades civis da cidade também marcaram presença.
No ofertório, por exemplo, houve a participação dos familiares. No Ação de Graças, homenagens da Infância e Adolescência Missionária e do pároco da Paróquia de Matosinhos; dos adultos e crianças nazarenenses; além do prefeito da cidade, José Heitor, e de sua esposa.
Ao final da celebração, houve a leitura e assinatura da ata por todas as autoridades civis e religiosas presentes e agradecimentos por parte do novo pároco. Em um dos momentos da posse, que terminou com uma recepção aos visitantes no ginásio da cidade, padre Rondineli declarou “Confesso uma mistura de sentimentos, alegria e expectativa, mas sempre muita confiança no Senhor e em Nossa Senhora de Nazaré”.

* Reportagem e fotos – Alisson Reis (Departamento Diocesano de Comunicação- Dedicom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário