quinta-feira, 10 de maio de 2012

Domingo de Ramos

Os paroquianos com os ramos às mãos se reuniram às portas do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré em Nazareno, as 10:00horas do dia 01 de Abril de 2012 para a benção e procissão de ramos. O reverendíssimo Pe. Rondineli reitor e pároco do Santuário Nossa Senhora de Nazaré saudou a todos dando boas vindas e convidando ao silêncio para bem participarem da celebração. Após o Evangelho proclamado de Mc 11,1-10, todos ouviram o canto Gloria Laus, nas vozes do Quarteto de Ramos da Orquestra Municipal de Nazareno. Depois do canto ouve a benção de todos os ramos apresentados e deu inicio a procissão saindo de frente ao Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, percorrendo em volta a praça municipal de Nazareno, com os fieis cantando, louvando e rezando, retornando assim ao Santuário, para inicio da celebração Eucarística presidida pelo Reverendíssimo Pe. Rondineli. A celebração foi dinamizada principalmente na proclamação do Evangelho Mc 14, 1-15, 47, onde o Sr. José Evangelista da Costa, mas conhecido como Dinga fez o Narrador e Sr. Sávio fez a fala de Pilatos, e Pe. Rondineli a de Jesus. Foi um momento que atraiu a atenção de todos fieis que em profundo silêncio escutaram atenta a proclamação do Evangelho.

Na homilia o padre deixou seu recado dizendo que Jesus é o servo que não vira as costas, o servo que não tem medo, o servo fiel. O servo que veio ao nosso encontro e se fez um de nós, e nada mais, nada menos quis fazer em nosso meio o sonho de Deus. Que Jesus é um rei simples, sem toda honraria dos reis. Jesus entrou como rei em Jerusalém montado em um jumentinho, diferente de todos os reis com suas comitivas, cavalaria e soldados. Jesus é o rei simples que quer entrar em nossa vida.
A profissão de fé foi recitada com o canto Credo do oficio Divino pela orquestras Municipal de Nazareno. As preces da assembléia foram voltadas para a campanha da Fraternidade cujo tema: ”Fraternidade e Saúde Pública”, contou também com material de multimídia, com vídeo apresentando assim a campanha da fraternidade. Um momento importante e simples durante a oração Eucarística onde Pe. Rondineli cantou a oração do Pai- Nosso em latim, fez com que voltássemos a reviver aquele tem forte de semana santa vivida pelos nossos avôs e entrar em contato mais profundo com o Divino. Ao final da celebração o Reverendíssimo Pe. Rondineli falou da importância de alegrarmos com a presença da Orquestra Municipal em nossas celebrações que nos ajuda a bem rezar, e a manifestar nossa fé. Depois dos avisos recebemos a benção final.
Texto: Marcos Roberto
Fotos: Marcos Roberto e Gessica Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário