quinta-feira, 10 de maio de 2012

Festa de Santa Cruz

A devoção familiar marca a vida de muitas famílias e comunidades católicas na Diocese de São João del-Rei. Em Nazareno, há quase 26 anos, a família “Cruz” pratica a devoção ao símbolo que a nomeia. Para a realização desta festa, João da Cruz e Dineuza Jardini da Cruz se juntam aos seus filhos, familiares, vizinhos e a toda a comunidade para celebrarem a Santa Cruz, sempre no dia 3 de maio.
“O padre Francisco de Andrade, que já passou por Nazareno, disse uma vez a meu marido: ‘Você vai cuidar do Cruzeiro do Rosário’. Meu esposo então teve a ideia de realizar a festa e o padre disse que o que ele quisesse fazer, que fosse feito”, explica Dona Dineuza sobre a origem da festa.
Desde então, as celebrações cresceram e a participação também. Emocionada, ela conta sobre o apoio dos párocos, hoje já falecidos, que auxiliaram na festa, como o padre Francisco e o padre José Casimiro. Para ela, a devoção a Santa Cruz é muito maior do que a coincidência do nome familiar.
Atualmente a festa conta com procissão, coroação de Nossa Senhora de Fátima e leilão de prendas. Dona Dineuza diz que prepara muitos alimentos para o leilão, graças as muitas doações que recebe dos moradores do bairro onde mora em Nazareno. Ela explica ainda que a renda da festa é revertida para a Paróquia Santuário Nossa Senhora de Nazaré. Segundo ela, os recursos já ajudaram na reforma da Igreja do Rosário e aos seminaristas da diocese em outros anos.

Texto: Vinícius Borges (Dedicom) e Fotos: Gessica Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário