domingo, 5 de abril de 2015

Eis o lenho da Cruz, do qual pendeu a salvação do mundo

Foi em uma sexta-feira que Pilatos condenou Cristo a morte de cruz, nessa mesma sexta-feira os soldados brutamente flagelaram o Cristo e às 15 horas desse mesmo dia Jesus olhou para o alto e disse ao Pai que estava tudo consumado e o véu do templo foi rasgado pelo mistério da Cruz.


Em 03 de abril de 2015 às três horas da tarde de mais uma sexta-feira santa, fiéis se reuniram no Santuário Nossa Senhora de Nazaré para participarem da Solene Ação Litúrgica da Paixão de Cristo. 


A celebração teve como presidente o Revmo. Padre Rondineli Cristino e as reverendíssimas participações dos Padres Pedro Paulo e Nelber Rodrigues. Os paramentos vermelhos lembravam o sangue derramado por Cristo, a igreja estava escura, os altares desnudados, sem nenhuma ornamentação; pairava o luto.


Os sacerdotes prostraram-se totalmente no chão reverenciando o altar, as leituras apresentavam o servo de Deus, o sacerdote perfeito esmagado, pisoteado e cuspido que tomou sobre si as dores dos homens. 


O Evangelho proclamado solenemente trazia os relatos da Paixão, desde a prisão no Horto das Oliveiras até o sepulcro. A homilia da celebração foi proferida pelo Revmo. Padre Pedro Paulo que com palavras simples falou da fidelidade que Cristo pede à sua Igreja, dizia ele que assim como Jesus foi condenado à morte, quilombolas, índios e negros também são, pessoas simples são taxadas pelas práticas de fé e a igreja não pode assistir a tudo isso sem expressar a caridade que Jesus pregou. 




A missão de todos é perpetuar a fé no Senhor não rejeitando nossas cruzes e indo ao encontro do próximo que tanto carece da humanidade dos cristãos. Mais uma vez a igreja se prostrava, dessa vez diante da Cruz de Cristo que adentrou ao santuário velada e depois foi apresentada ao povo que em companhia dos sacerdotes, ministros da comunhão eucarística, da palavra e do acolitato veneravam a Santa Cruz, beijaram-na e lembravam aquele momento que todos foram redimidos de suas falhas pelo morte do Senhor no madeiro romano. 

"Beijo a tua cruz que condena e esmaga o pecado em mim"


 Cristo Jesus, o belíssimo esposo, se fez Eucaristia para sustentar os seus seguidores, o corpo do Salvador partido pela humanidade foi compartilhado pela assembleia no momento da comunhão. 





O término da ação litúrgica foi marcado pela oração dos sacerdotes sobre o povo que saiu do santuário com a missão de nunca se esquecer que o amor de Deus pelo mundo foi tão grande que entregou seu Filho para salvar os homens. O preço da humanidade já foi pago. Assim seja!



Matéria - Rodrigo Augusto
Fotos - Thailyne Eduarda

Nenhum comentário:

Postar um comentário