segunda-feira, 22 de abril de 2019

A grande festa da Páscoa do Senhor

Ele se entregou como um cordeiro, mas ressuscitou como um leão.
Findaram-se os 40 dias que antecederam o tríduo mais importante da Santa Igreja. Chegou ao fim também essa preparação que foi marcada por inúmeras provas de amor; um farto jantar, um amor doado por inteiro e o canto de glórias pela eterna vida dada a todos na noite santa que testemunhou a ressurreição.
A Vigília Pascal foi iniciada às 20h no Sábado Santo com o riscar das pedras para que dele pudesse brotar um fogo novo. Esse lume acendeu o círio pascal, a grande vela que erguida e preparada representa o Cristo vivo e ressuscitado, erguido também por Deus como narra o Atos dos Apóstolos: "Eles o mataram, pregando-o numa cruz, mas Deus o ressuscitou no terceiro dia" (At 10, 39-40a).
A Páscoa foi entoada solenemente pelo presidente da celebração, Padre Rondineli. O cântico do Exultet abrangeu toda a fulgurante realidade do Cristo vencedor da morte.
As passagens da Sagrada Escritura que narravam eventos importantes como a criação do mundo, a passagem do Mar Vermelho, o Sacrifício de Isaac, as promessas de Deus que transformaria o coração endurecido da humanidade em um coração puro foram proclamadas pelo Ministério da Palavra até atingir o ápice quando o Glória foi cantado e as cortinas revelaram o Cristo ressuscitado.
Uma linda celebração como a do sábado santo limita as palavras do homem diante da sua profundidade e beleza. É impossível descrevê-la, pois ela não cabe nos caracteres das palavras a serem colocadas em qualquer texto.
A água batismal foi abençoada e encheu a pia do Batismo que foi realizado no domingo. A Pastoral do Batismo se encarregou de transportá-las do presbitério até o local onde nascem novos cristãos.
Jesus que permanece vivo na Eucaristia também se fez presente e entregue a todos.
O domingo de Páscoa (21) amanheceu radiante como todos os cantos de Aleluia pela vida nova que foi dada a todos na triunfal vitória de Cristo sobre a morte. A Missa das 8h, no Santuário acolheu uma grande multidão de pessoas que veio festejar Jesus, ressuscitado. 
Padre Nicomedes presidiu a celebração da Santa Missa, assim como os Batizados que aconteceram logo depois. 15 crianças foram ungidas pelos óleos e banhadas nas águas do batismo para renascerem como novas criaturas, livres das amarras do pecado original e caminharem à luz da Santa Igreja do Cristo.
Às 11h, a Santa Missa Solene embelezou o dia com os cantos sublimes que deram ainda mais a dignidade devida para a grande Festa da Páscoa. Padre Rondieli foi o presidente dessa celebração e disse que a Páscoa é um grande sinal de um novo começo, ela vem para trazer luz para as tristezas e lutas de cada um. Festejar a Páscoa vai além de participar de tantas celebrações, mas reconhecer na vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, uma força que inflama o coração do homem para vencer suas batalhas diárias.
O Santíssimo Sacramento saiu em procissão no início da noite, às 17h30min precisamente, para caminhar pelas ruas da cidade junto àqueles que testemunham publicamente um Senhor vencedor, ousado e triunfante.
A Semana Santa é construída e possível de acontecer com a ajuda e colaboração de muitas mãos, essas foram agradecidas pelo pároco após a celebração da última Santa Missa que realizou-se no Santuário. 
Que todos levem a certeza de um Cristo ressuscitado que caminha com os seus. O tempo pascal que iniciou-se perdura ainda por muitos domingos, pois a alegria do Senhor ressuscitado é a grande força que move o seu povo.
Ele teve o corpo morto, mas não conseguiram matar sua alma. Ele morreu como um cordeiro, mas ressuscitou como um leão. Seu corpo inerte foi colocado no colo de sua mãe e depois depositado sobre o frio do sepulcro, mas ao terceiro dia, comemorou com a mãe querida a vitória e ganhou um corpo glorioso, vencedor do inimigo, radiante, deixando os lençóis dobrados ao chão. Ele tanto iluminou o mundo que sua luz destruiu as montanhas, dissipou as traves, colocou abaixo de seus pés a morte. Sim, ele venceu a morte e ela ficou calada sem encontrar seu galardão. Nosso Senhor foi ousado, foi valente, foi vencedor.
Matéria: Rodrigo Augusto.
Fotos: Anna Luíza Oliveira, Josiédson Pereira, Pâmella Neri, Rodrigo Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário