domingo, 14 de abril de 2019

Sábado da Soledade

A dor sempre esteve presente. Mas o amor também.
As celebrações do sábado, 13/04, foram marcadas pela profunda reflexão sobre as dores que são enfrentadas na vida. Padre Rondineli, presidiu a Santa Missa e proferiu, após a mesma o Sermão da Soledade onde destacou a relação das dores de Maria Santíssima com as que assolam a vida nos dias de hoje.
Às 19 horas, na igreja de Nossa Senhora do Rosário, aconteceu primeiramente à celebração da Santa Missa, onde em leituras refletiam sobre a aliança de Deus com seu povo e o evangelho de São João  relatou sobre a decisão dos sumôs sacerdotes quanto a morte de Jesus.
Após a celebração, aconteceu o sermão, nele o pároco comentou sobre os sofrimentos humanos, e disse que o grande questionamento é sobre qual o sentido do sofrimento humano. O pároco tocou profundamente à assembleia, fazendo uma relação da dor de Maria ao vivenciar tudo que seu filho Jesus viveu naquele tempo, com as dores que afligem os homens hoje. 
Padre Rondineli atentou a todos para que sejam capazes de compreender que é preciso sofrer, e que amar por muitas vezes é estar ao lado do sofrimento. Maria ensina isso, tanto amou seu filho Jesus e tanto por ele sofreu, mas a encarou a dor de uma forma diferente: o sofrer sem sentido, e o sofrer como alguém que tem fé. É necessário encarar os sofrimentos da vidas, pois ele mostra muitas coisas, e dentre elas, que é preciso ser humilde e compreender que não existem seres dotados de imunidade ao sofrimento.
Por fim, o pároco aconselhou a sempre suplicar de Maria a sabedoria para poder compreender os períodos de sofrimentos enfrentados no nosso cotidiano. Sem esquecer de ser solidários e portar a  empatia, para que assim seja possível se colocar no lugar de Maria e também de todos os irmãos que sofrem cotidianamente.
A noite de sábado foi encerrada com demonstrações de fé, através da procissão da Soledade que foi da Igreja do Rosário rumo ao Santuário, onde a comunidade expressou o amor à Maria, ao seu filho Jesus e o sofrimento que sentem ao refletirem e vivenciarem este período relevante para a fé cristã.
Matéria e fotos: Pablo Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário