quinta-feira, 15 de agosto de 2013

2ª Caminhada pela Valorização da Família


No dia 10-08-2013 a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Nazareno - MG, realizou sua segunda caminhada em prol das famílias. O evento teve início com concentração em frente à Igreja do Rosário às 16 h e seguiu em direção ao Santuário Nossa Senhora de Nazaré.

As famílias reunidas caminharam em clima de reflexão e alegria juntamente com seus Pastores Dom Célio e Pe. Rondineli. 





Participação das crianças, jovens e suas famílias.
Durante a caminhada ocorreram vários momentos de reflexão. Além disso a manifestação dos paroquianos foi intensa, como o Sr. Vicente que logo no inicio salientou que "a família é a solução”, e D. Salia com seu carisma também dirigiu palavras de valorização e incentivo aos valores familiares.


As crianças levaram cartazes que representavam seus desejos e esperanças em relação às famílias. Um bom número de adultos também levavam faixas com reflexões inspiradas na Palavra de Deus. 


Os jovens apresentaram um teatro no qual abordaram temas como: Drogas, depressão, alienação em redes sociais, o uso abusivo de medicamentos e de modo especial o individualismo e incapacidade de diálogo. A solução que estes jovens apresentaram para os problema foi a participação na comunidade e a vivência da Fé.








Adolescentes da Escola Estadual ,orientados pela professora Deila apresentaram um edificante e criativo acróstico com a palavra: FAMÍLIA.


Palavra de alguns entrevistados.
Ediná expressou seu desejo de que as famílias se unam mais e disse com entusiasmo: “Esse momento é muito precioso, rico e verdadeiro. Que toque no coração de cada um que está no movimento em prol de melhorias.”


As Senhoras Sueli, Sebastiana Isabel e Madalena Domingos estavam muito felizes e otimistas desejaram:” Tudo de bom, alegria, união nas famílias ...”



As catequistas Belinha, Neném e Dilourdes ressaltaram a importância do dialogo, do respeito e da oração. Segundo Neném “A falta de diálogo é que leva à divergência". Desejaram ainda que a caminhada se torne um momento de bênçãos para a comunidade.



Celebração Eucarística.
A caminhada foi concluída com a Eucaristia, ponto culminante da vida de fé e alimento das famílias. A celebração foi presidida por Dom Célio e concelebrada por Pe. Rondineli. O coral do Grupo JUCC animou brilhantemente a celebração.


Na homilia Dom Célio relembrou a Jornada Mundial da Juventude e disse que um Papa humilde e a presença de tantos jovens são motivos e sinais de esperança. Ressaltando que a paz deve ser construída por todas as famílias. A construção da paz exige um esforço comum.
Ao final da Missa a banda "Missão Santidade" da cidade de Barroso fez uma belíssima apresentação, rica em animação e espiritualidade.

Avaliação de Dom Célio e PE. Rondineli
Dom Célio ao ser interrogado sobre a caminhada, disse que foi uma experiência positiva já pela segunda vez e desejou que continue dando frutos para Nazareno.


Padre Rondineli também considerou positivo o evento tanto em participação quanto em reflexões. Ressaltou: "Que sirva para o crescimento das famílias. Incentivo aos bons sentimentos e aos valores que devem começar dentro das famílias.”



Gratidão



Este foi mais um momento de graça e bênçãos na vida da comunidade. Que esta experiência fique registrada na mente e no coração de todos. Gratidão a Deus por suas copiosas dádivas; ao Pe. Rondineli por esta maravilhosa iniciativa; a todos que organizaram, divulgaram e participaram neste grande acontecimento. Gratidão especial a Dom Célio pela presença amiga de Pastor que caminha junto ao seu rebanho.


Matéria-Carmen Nogueira
Fotos-Géssica Heloísa



Nenhum comentário:

Postar um comentário