sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Tarde de sábado: oração, reflexão e amizade

Após intensa preparação, sábado 16 de agosto, no salão paroquial do Santuário, a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré realizou a sua Assembleia de Pastoral Paroquial que tem como tema  - Igreja: casa de acolhida e crescimento na fé, cujo lema é:”... mas, em atenção à tua Palavra, lançarei a rede” (Lc 5,5). O Revmo.. Pe.Rondineli Cristino presidiu a reunião que contou com a participação do Diácono Vinícius , Seminarista Rutiero , coordenadores e membros representantes dos movimentos e pastorais da paróquia.


Após a oração inicial o Diácono Vinicius fez uma rica reflexão sobre as cinco urgências norteadoras  dos estudos e discussões rumo à Assembleia Diocesana de Pastoral que são:
·         Igreja: comunidade de comunidades
·         Igreja: em permanente estado de missão
·         Igreja:a serviço da vida plena para todos
·         Igreja: lugar de atuação bíblica
·         Igreja: casa de iniciação cristã
As palavras do Diácono salientaram pontos relevantes de cada uma destas urgências e reavivaram os questionamentos, as reflexões e propostas discutidas em cada grupo no estudo dos subsídios que ocorreram no decorrer do ano de 2012 finalizando em inícios de 2013.


Após este momento a Assembleia foi dividida em cinco grupos com o objetivo de discutir tais urgências. Para tanto cada equipe recebeu um questionário que deveria responder de acordo com a urgência pela qual era responsável. Padre Rondineli ressaltou que as respostas e sugestões deveriam ser concretas, isto é, deveriam trazer a realidade vivida no cotidiano da missão.






















































Retomando as discussões Padre Rondineli apresentou um breve resumo da vida diocese. Falou um pouco de algumas pastorais e seus assessores. De suas colocações é possível destacar que a comunidade paroquial caminha em sintonia com a Forania formando  um só corpo com a Diocese.


Cada grupo apresentou suas propostas em plenário e foi emocionante constatar a harmonia e concordância na maioria dos aspectos levantados. Pode-se dizer que este fato é sinal de comunhão e conhecimento da vida pastoral da comunidade.





































































































 











 



 
Este foi um momento de revisão de vida à luz da Palavra de Deus em clima de amizade fraterna. A alegria e descontração se fizeram presentes em todo tempo e mais expressivamente na hora do lanche.


 
Uma chuva repentina surpreendeu a todos no final do encontro  simbolizando assim as bênçãos  do céu. As atividades tiveram seu coroamento com a Santa Missa vespertina da Assunção de Nossa Senhora.
 
 



Matéria - Carmen Nogueira
Colaboração - Doraci Couto
Fotos - Waldecy Lopes


Nenhum comentário:

Postar um comentário