quarta-feira, 14 de agosto de 2013

E transfigurou-se diante deles. (Mt.17,2)


Celebramos nesta terça,dia 6 de agosto, a Transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo,com Santa Missa, às 19h presidida pelo reverendíssimo padre Rondineli Cristino e logo após, terço dos homens no Santuário Nossa Senhora de Nazaré.

Tal festa teve sua origem entre os séculos IV e V no Oriente, adotada lentamente pela igreja latina, não sendo mencionada antes de 850 d.C.  Na Idade Média estendeu-se por toda Igreja Universal a partir do Papa Calisto III, sendo celebrada em todo o mundo Católico.

É importante para os padres na homilia do dia, ressaltar que Cristo não só se transfigurou mas revelou sua messianidade. Ao lado de Jesus aparecem Moisés, aquele que trouxe a Lei Sagrada ao povo de Deus e Elias, o maior profeta na história de Israel.


Reflexão:
Ao vivermos o Evangelho, embora habituados a nossa rotina, somos convidados a dirigir nossos olhares para o rosto do Filho de Deus, como fizeram os apóstolos Pedro, Tiago e João no alto do Monte Tabor ao assistirem Sua transfiguração fazendo-nos sentir que os ensinamentos de Jesus para sempre orar nos incentivam a crer e confiar n’Ele, valorizando os momentos do Tabor, momentos de paz, de reflexão e de oração.
 Era bom ficar ali, num momento místico, longe do dia a dia, da caminhada, das dúvidas, dos desentendimentos, da luta. Quem não iria querer? No entanto não era uma sugestão que Jesus pudesse aceitar, por tão maravilhoso que fosse ficar no Monte Tabor, era preciso descer para enfrentar o caminho até o Monte Calvário.
É preciso querer ver mais a Jesus não transfigurado, mas no rosto sofrido de cada irmão, em simples gestos, na menor das casas, nos momentos difíceis e também nos de alegria. Que não que não haja imobilidade no místico, no sobrenatural, mas disposição para abraçar as cruzes e caminhar com Jesus até o Calvário das vidas, neste mundo tão sofrido.


Uma curiosidade:
o Patriarca Kirill, celebrou também a Transfiguração do Senhor. Os cristãos ortodoxos celebram essa festa, uma das mais importantes do seu calendário. O Patriarca russo, celebrou-a no Monte sagrado Grabarka, na Polônia, onde se encontra em visita oficial.

Matéria - Camilo Augusto
Fotos - internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário