segunda-feira, 14 de abril de 2014

Celebração Penitencial para as crianças


Nesta Segunda-feira Santa 14, aconteceu no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, a celebração penitencial para as crianças às 14h. No início do encontro, o reverendíssimo Pe.Rondineli fez uma breve animação, convidando as crianças para um momento de silêncio e reflexão e depois invocar a Santíssima Trindade. Com dinamismo, o padre motivou as crianças a refletirem sobre seu relacionamento com Deus e com irmãos.


Logo após esse momento, com a palavra, o seminarista Reuler fez breve introdução, onde foi lida a passagem do “Filho Pródigo” e então feita sobre ela uma reflexão. As crianças foram comparadas com o filho que se foi, personagem marcante da parábola. Filhos esses que voltam à casa do pai arrependidos de seus erros e penitentes. E Deus é o pai que se alegra em receber seu filho que estava perdido nas trevas do pecado e do erro e prepara para ele uma grande festa, o banquete da vida eterna.
No seu exame de consciência, as crianças puderam refletir, propostas pelo seminarista, muitas questões que induzem ao pecado e assim perceber se elas praticam tais erros, questões que despertaram sentimentos nos pequenos corações, como “agradecemos a Deus por nossa vida ou nos esquecemos Dele?”, “me comporto na catequese e na escola?”, “respeito meus pais?” e ainda muitas outras perguntas que ajudaram as crianças a perceberem quais eram seus pecados.


Fizeram ainda mais um momento de silêncio esperando o sacerdote para a absolvição, onde refletiram aqueles pecados que ainda não haviam sido lembrados pelo seminarista Reuler. E no último momento, as crianças receberam o perdão de seus pecados pelo próprio Cristo na presença do sacerdote, que convidou as crianças a se alegrarem e exultarem, pois haviam sido perdoadas por Deus e agora são novas criaturas, de coração limpo e purificado. 


Após dadas as penitências, as crianças foram aspergidas e regressaram com os corações exultantes por terem recebido o perdão de Deus.


Matéria: Camilo Augusto
Fotos: Marcos Leitte


Nenhum comentário:

Postar um comentário