segunda-feira, 14 de abril de 2014

Segunda-feira Santa - Jesus é condenado à morte


"Entregaram-me nas mãos dos ímpios e lançaram-me no meio dos iníquos, e não me pouparam a vida; e os poderosos uniram-se contra mim." (Ofício de Trevas)
Após a celebração da Santa Missa das 19h, deu-se início à procissão do Senhor dos Passos, saindo do Santuário indo em direção à Igreja do Rosário. Assim como a multidão caminhava em silêncio, meditando profundamente sobre a condenação de Jesus, percebia-se um clima sombrio, triste - a natureza também sentia que o Salvador caminhava rumo à sua condenação. 



No Pretório, Jesus passava por momentos cruciais de sua vida, foi condenado injustamente, carregando sobre si os nossos pecados.


Com palavras penetrantes e firmes, o Reverendíssimo padre Vítor Bertolino, levou os fiéis a meditarem no silêncio do Pretório, representado na praça da Igreja, a condenação de Jesus.


"Meditemos sobre o processo de condenação de Jesus, Aquele que transgredia as leis daquela época. Porém, o que mais os deixava irritados era Ele dizer que era o filho de Deus, mas sua Paixão não foi uma fatalidade, já sabia o que estava por vir. Na Última Ceia, Jesus anuncia sua morte. Vai para o monte das Oliveiras, medita e se prepara para a morte, enquanto seus discípulos dormem. Jesus se sente sozinho, abandonado. Seus amigos o abandonaram, os mesmos que que prometera acompanhá-lo em todos os momentos. Jesus sempre deu liberdade a seus companheiros para segui-lo ou buscar outros caminhos; muitos escolheram outro caminho, como o discípulo Judas. Quantas vezes nós também mudamos nosso destino, não seguimos Aquele que é maior? Pobre Judas! Vendeu Jesus por dinheiro e se tornou vazio. Assim somos nós, se não estivermos com Jesus, nossa vida será vazia, sem sentido. 

Devemos amar aqueles que nos fazem mal, que nos caluniam, pois é fácil amar Jesus na alegria, difícil é amar Jesus presente no irmão que sofre, que vive à margem da sociedade. Lembremos que Ele instaura a lei do amor: ' Amai vossos inimigos'. Falou e viveu o amor pleno. Quantas vezes trocamos Jesus por bens materiais, por interesses pessoais? É nessas horas que também vendemos o nosso Mestre; quando seguimos o caminho do egoísmo, somos como Judas a trair nosso Deus. Muitas vezes dizemos ser católicos, mas quando viramos as costas à igreja, agimos como se não conhecêssemos Jesus. Muitas vezes somos cristãos de fachada e não nos comprometemos com o Reino de Deus.
É importante pedir ao Senhor que tire de nós o coração de pedra e nos coloque coração de carne para sermos pessoas felizes rumo à salvação. 
No silêncio, Jesus mostrou sua nobreza diante do mundo. Para seguir o Cristo, devemos deixar que Ele nos transforme; que façamos Dele o mestre da nossa vida. 
Pilatos lavou as mãos em gesto de covardia, deixando que o povo condenasse Jesus. assim somos nós, ficamos fechados em nosso mundinho, em nosso comodismo e esquecemos dos nossos irmãos que precisam de uma palavra amiga, de um gesto de amizade, quando somos omissos vendo Jesus morrer nas calçadas. 


Deixemos que Jesus seja o mestre da nossa vida, para podermos assim, sermos nobres em todos os momentos de nossa vida, pois 'Quem é da verdade, escuta a minha voz' ". 


Após a meditação, num gesto de compaixão e piedade, os fiéis oscularam a imagem de Nosso Senhor dos Passos. 



Texto: Doraci Couto
Fotos: Everton

Nenhum comentário:

Postar um comentário