quinta-feira, 17 de abril de 2014

Missa da Unidade


Hoje 17 de abril, Quinta feira Santa, às 9h30min, na Catedral do Pilar na Diocese de São João del- Rei, juntamente com todo o Clero, Dom Célio presidiu a Solene Missa do Crisma, na qual se consagra o Santo Óleo do Crisma e benze os outros óleos. Esta celebração manifesta também a comunhão dos Presbíteros com seu Bispo e ainda os sacerdotes renovam suas promessas sacerdotais.


Na procissão de entrada já estava presente as atitudes de entrega, doação e serviço expressas no andar dos sacerdotes e no canto: ‘’Eis- me aqui Senhor, para fazer vossa vontade!’’ e também “Nós somos um reino de sacerdotes para Deus seu pai a Ele glória e poder pelos séculos. Amém!”


A celebração iniciou-se com a igreja sem iluminação expressando o clima de silêncio e meditação próprios deste tempo litúrgico, mas após o ato penitencial houve uma quebra neste clima com a entoação do Glória, neste momento a Catedral se iluminou, Glórias foram apresentadas a Deus por meio do Sacerdote Jesus Cristo.
Na homilia Dom Célio agradeceu aos Sacerdotes por terem acolhido o dom da vocação e pela dedicação e empenho à frente de suas paróquias, lembrou o Bispo  emérito Dom Valdemar, pedindo a assembleia orações por sua saúde.
Após a homilia os Sacerdotes renovaram as promessas sacerdotais.


Na procissão de apresentação das ofertas foram apresentados também os óleos e neste momento Dom Célio consagrou o óleo do Crisma e abençoou os óleos dos catecúmenos e dos enfermos.



Ao final da celebração os representantes das paróquias, casais, leigos e religiosas receberam os Santos Óleos para apresentá-los à sua comunidade paroquial na celebração da Ceia do Senhor.


Entrevistas:


Dom Célio, gostaríamos que o senhor deixasse uma mensagem para os paroquianos da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré para esse Tríduo Pascal:
Nós gostaríamos então, através de vocês da Pastoral da Comunicação levar a todos da paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, os votos de uma Páscoa feliz, abençoada. Que vocês possam viver intensamente esses dias da Semana Santa e que Deus os abençoe.


Padre Rondineli,  qual o sentimento do senhor em estar aqui juntamente com o bispo e todo o clero, renovando as promessas do seu sacerdócio?
Sentimento de alegria, de realização e de renovação do nosso Ministério. A gente celebra junto ao Bispo e todo o Clero, essa missa da Unidade. E a gente confirma a nossa resposta ao chamado de Deus, nos colocando cada vez mais a serviço desse Ministério tão sublime que Deus confiou a cada um de nós, Ministério que percebemos sua grande preciosidade e trazemos em vasos de barro.



Casal representante de Paróquia: Claudiney e Márcia, qual o sentimento de vocês em estar aqui nessa celebração, representando a paróquia Nossa Senhora de Nazaré?
Foi um privilégio muito grande em poder representar a Paróquia, foi um momento muito especial, de muita graça, alegria e foi um momento em que rezamos por toda a comunidade. E pedimos que todos que recebam estes Santos Óleos, possam estar na presença de Deus, e que realmente Ele faça a diferença em nossas vidas. Então foi um sentimento muito, muito grande.


 Matéria: Carmen Nogueira
Fotos: Thailyne Eduarda


Nenhum comentário:

Postar um comentário