quarta-feira, 16 de abril de 2014

Unção dos enfermos: expressão de fé e de confiança em Deus


A Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré iniciou esta Quarta-feira Santa de forma intensa e piedosa, celebrando no Santuário às 9h, a Santa Missa para os enfermos com administração da Sagrada Unção, contando com a participação dos idosos da casa de repouso Rosina de Paula e muitos fiéis que lotaram a Igreja.



A celebração foi presidida pelo Reverendíssimo Padre Odair José de Carvalho da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora - Lavras e concelebrada pelo pároco Padre Rondineli Cristino, Monsenhor Juvenal Guimarães e pelo Padre salesiano Sebastião Rosário. 




Em sua reflexão, Padre Odair enfatizou a importância daquele momento na vida dos enfermos, os quais vêm buscar refúgio e alento no Senhor:
“Como a cruz é expressão máxima da solidariedade de Deus, o mesmo nós podemos dizer do Sacramento da Unção dos Enfermos. De fato, uma celebração assim nos toca profundamente. Este toque vem de Jesus Cristo, nos tornando mais sensíveis diante da realidade do nosso irmão enfermo que vem lutando contra seu mal. Nos toca no sentido de nos tornamos mais solidários frente à dor daquele que sofre. 


Mas, aquele que sofre também se sente tocado pelo Senhor, aquele mesmo toque sentido por aquela mulher que sofria de hemorragia, sua fé era tão grande que ela tinha a certeza de que se tocasse nas vestes de Cristo seria curada. Assim ela fez e assim aconteceu. Portanto, constata-se a fé que salva e que leva à aproximação de Deus.


Às vezes bate um desespero, uma impaciência ou até mesmo uma certa revolta. Contudo, quando isso vier em nossa mente, em nosso coração é preciso escutar a voz de Jesus que nos consola, nos reconforta e nos reanima: Não tenhais medo, coragem! Eu venci o mundo por você! Assim em Cristo seremos vitoriosos. Que a Unção dos enfermos seja expressão da fé e da confiança que só encontramos em Deus.”

Após a homilia os sacerdotes presentes administraram a Unção dos enfermos e dos idosos. Momentos marcados pela esperança, devoção e grande fé, manifestados pelos filhos da Luz que não se deixam abalar e desanimar diante das trevas e obstáculos da vida.





 Ao final da Missa os padres impuseram suas mãos e abençoaram todo povo de Deus, o qual leva no coração a garra e a fortaleza do verdadeiro cristão edificado e firmado na rocha sólida do Senhor.




 Entrevistas

 Padre Odair José de Carvalho – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora   Lavras


  • Quais as ações que os fiéis vigorosos podem estar tomando para ajudar a caminhada dos enfermos?
“A ação maior para a caminhada dos enfermos é a solidariedade. Ser solidário através da paciência com a pessoa limitada e enferma. Sobretudo hoje, que vivemos na cultura do descarte, onde a pessoa vale por aquilo que ela produz, muitas vezes aqueles debilitados se tornam descartados. Então com a solidariedade coloca-se em prática aquilo que o Papa Francisco tem pedido com insistência, a cultura do encontro, do estar junto, próximo e sempre acolhendo. Isso vai fortalecer muito os enfermos nesta batalha contra a própria doença.”

Luciana Ferreira da Silva – Presidente do Lar de Idosos Rosina de Paula   Nazareno

  • Quais são os desafios e recompensas no trabalho com os idosos e enfermos?
“O desafio é quando perdemos um deles, pois somos uma grande família. E a recompensa é a amizade e todos os sorrisos que recebemos diariamente”



Matéria e fotos - Waldecy Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário