quarta-feira, 14 de maio de 2014

2º Domingo de maio - Respeito pelas vocações e gratidão às mães!

Todas as celebrações deste último domingo que marcou o Dia das mães e o Dia das vocações foram celebradas no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, não faltando homenagens àquelas que, constantemente se entregam pelos filhos seus.
Celebradas pelo reverendíssimo padre Rondineli, as missas das 8h e 10h30 tiveram participação intensa dos fiéis que manifestaram de diversas formas a gratidão e o amor pela figura materna.

                                               Missa das 8 horas:





                                         Missa das 10h30:





Às 19h a Celebração foi presidida pelo reverendíssimo padre Sílvio Firmo, filho desta terra, que veio para homenagear sua mãe terrestre e nossa Mãe do Céu. Foi uma celebração com toques solenes, que ressaltou sobre a importância das Vocações, para as quais foi dedicado este domingo, e da oração por elas e também sobre o Dia das Mães, enfatizando seu papel na família e na vida dos filhos.


Em sua homilia, o sacerdote trouxe como reflexão primeiramente o tema Vocação, onde disse sobre o seu valor na vida de toda e qualquer pessoa, seja ela vocacionada para o sacerdócio, para a vida religiosa ou para a vivência matrimonial. A vocação é o chamado de Deus na vida das pessoas e só depende de nós para que ela tenha resposta.
 Recordou à assembleia a figura do Bom Pastor, aquele que dá a vida por suas ovelhas e vai ao encontro de cada uma delas, mesmo que se passam pelo vale tenebroso, mesmo que estejam sós ou rodeadas por lobos, Ele ali está, as protege e fica com elas.
E por fim, enfatizou  a presença maternal das mães, a quem dedica também este domingo. Sua imagem doce e protetora, que está sempre ao lado do filho em toda e qualquer tribulação, na hora do desespero, da dor , da aflição, mas também nas alegrias e nas vitórias sempre querendo apenas o bem dos filhos e sempre esvaziando-se de si mesmas.


Assim temos Maria, a mãezinha querida, aquela que acompanha seus filhos, a vocacionada primeira, aquela que Deus chamou na plenitude dos tempos, a Boa Pastora que dá também a vida pelos filhos seus e que sempre os quer bem, aquela que viu o Cristo sofrer e morrer, que esteve com ele até o fim e que viu a glória do Ressuscitado.


Matéria: Camilo Augusto e Doraci Couto
Fotos: Guilherme Carvalho e Thailyne Eduarda

Nenhum comentário:

Postar um comentário