sexta-feira, 9 de maio de 2014

Mais um pouco sobre a Santa Missa


Caros amigos que frequentam este blog, como pôde ser visto na primeira postagem sobre a Eucaristia, com alguns parágrafos iniciais da belíssima Encíclica do tão amado São João Paulo II: “Igreja de Eucaristia”, o valor da Eucaristia é infinito. Ultrapassa a compreensão humana de doação e amor. Pois na Eucarística o Senhor dá  a vida se entrega como Vítima por aqueles que tanto ama!



Mas então por que temos o costume de "pagar" para celebrar uma missa por alma ou intenção especial? A Espórtula, como é chamada a oferta para se celebrar uma missa ou outro Sacramento, é uma tradição da Igreja que se baseia nos exemplos de partilha encontrados no Novo Testamento. Pode-se encontrar exemplos desse costume no Evangelho como a oferta da Viúva, (Mc 12,42-44), com as mulheres que ajudavam Jesus com seus bens (Lc8,1-3). E muitos outros contidos nos Atos dos Apóstolos onde fica claro que os primeiros Cristãos viam na doação de bens uma forma de reconhecimento do Dom de Deus e também um meio de contribuir com aqueles que se dedicam ao serviço da Evangelização.


Este é portanto o sentido da espórtula: um gesto de reconhecimento e entrega de algo de si Àquele que se fez Dom total por suas criaturas; e modo de prover as necessidades materiais da Igreja e seus Sacerdotes. Porém deve-se lembrar que em cada Eucaristia celebrada a Igreja ora por todos os seus filhos , vivos e falecidos em todas as suas necessidades.



Que Maria Santíssima,  “a primeira que comungou",  ajude a cada um de seus filhos a compreender o imenso valor da Eucaristia e a viver de seus frutos.


Matéria: Carmen Nogueira
Fotos: Arquivo Pascom e Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário