sexta-feira, 16 de maio de 2014

Eucaristia e Juventude


Atendendo as prioridades da Diocese, a Pascom de Nazareno vem através do blog, apresentar a importância de se ter uma juventude verdadeiramente ativa na vida da Igreja. Sendo assim, hoje a reflexão é voltada para a necessidade que se percebe desses que são o futuro desta Nação, a participação na Sagrada Eucaristia.


A juventude mora no coração da Igreja e é fonte de renovação da sociedade. Da mesma forma que dizemos que os jovens são o futuro do amanhã, pode-se dizer que a juventude é o futuro da Igreja.
Os jovens de todos os tempos e lugares buscam a felicidade. Ao analisar essa situação, a Igreja continua olhando para os jovens com muito mais amor, mostrando-lhes o verdadeiro Mestre - Caminho,Verdade e Vida - que os convida a viver com ele.


Jesus envia a Igreja ao mundo para dar continuidade à sua obra de salvação.
Junto aos jovens, ela quer ser um meio através do qual eles percebam que são filhos amados de Deus e irmãos de todos. De modo que a fé seja apresentada e transmitida à juventude como um encontro pessoal e amoroso com Deus, que toma feições humanas na pessoa de Jesus Cristo, nosso Salvador e Redentor.             
                                     

Os jovens são capazes de entender e acolher com alegria a Boa Nova que transforma a partir do interior de cada um de nós e ao nosso redor.
A juventude representa um enorme potencial para o presente e o futuro da sociedade e da Igreja de Cristo como discípulos e missionários do Reino de Deus.


"São sensíveis a descobrirem sua vocação a ser amigos de Cristo.São chamados a ser "sentinelas da manhã",comprometendo-se na renovação do mundo à luz da Palavra e do Plano de Deus" (DA-Documento de Aparecida).


No mundo em que vivemos atualmente nossa juventude se encontra perdida devido a inúmeros fatores que a leva para caminhos tortuosos,tais como a prostituição,o tráfico de drogas,aos assassinatos,etc.
Cabe a cada um de nós nos responsabilizarmos por nossos jovens,de forma que possamos prestar a eles uma ajuda,um amparo,um ombro amigo.Devemos inseri-los aos poucos em nossas comunidades eclesiais e paróquias, de modo a introduzi-los no seguimento de Jesus.


Ensinando-os a vivenciar os Sacramentos, a humildade e a responsabilidade social. Mas sobretudo, enfatizar que para servir a Cristo é preciso dizer SIM de coração aberto e sincero e, se entregar por inteiro ao mistério salvívico de Deus. Pois para ser servo é necessário vivenciar o discipulado na vida em comunidade, na família, no namoro, na escola, etc. E, que assim, possam entender que o serviço de amor a Deus, só ocorre e se realiza plenamente se houver espiritualidade. Dessa forma, torna-se necessário que os adultos abram espaços para os jovens engajarem  na vida da  Igreja, participando ativamente do Corpo e Sangue de Cristo através da Eucaristia, partilhando assim do grande banquete preparado para os filhos seus. Que os jovens lembrem sempre de que o Senhor Jesus está presente no meio dos fiéis quando estes se reúnem em seu nome (Mt 18, 20).


Fonte: sites.google.com/site/missaojovem20/a-juventude-e-a-igreja
Responsável: Doraci Couto

Fotos: Arquivo Pascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário