domingo, 4 de maio de 2014

Tarde de encontro: formação e reflexão

Neste domingo, 4 de maio, a Paróquia Santuário Nossa Senhora de Nazaré - Nazareno MG, sediou o Encontro Diocesano dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e Pastoral da Saúde.O encontro foi realizado na quadra da Escola Municipal Doutor Walfrido Silvino dos Mares Guia das 13 às 17h. A oração inicial foi dirigida pelo Ministro Mauricio da Paróquia de Nazareno, foi um momento de oração intensa e ao mesmo tempo dinâmica e alegre.




O segundo momento  foi uma reflexão sobre espiritualidade que foi dirigido pelo Padre Rondineli Cristino, ele ressaltou que a espiritualidade do leigo deve motivá-lo em seus trabalhos pastorais para que estes possas ter sentido e dar frutos. Deu ênfase ao caráter cristocêntrico, trinitário, missionário e mariano que deve embasar toda a atividade do Ministro e do agente de Pastoral.




Terminado este momento de reflexão passou-se a palavra para a coordenadora diocesana da Pastoral da Saúde, Heloísa, que falou sobre o tema: "Doenças autoimune" com o objetivo de informar e formar os agentes que estão diretamente em contato com as pessoas enfermas e suas famílias.


Ao final do Encontro teve um animado sorteio de brindes e o momento do lanche, o qual proporcionou alegria e descontração.




Entrevistas

Qual o sentimento em estar atuando como membros do Ministério da Comunhão Eucarística e da Pastoral da Saúde?


Padre Pedro Jesus Wiermann (Assessor do Ministério Extraordinário da Comunhão Eucarística e da Pastoral da Saúde):


Primeiro eu estou por obediência, fui escolhido em uma reunião do Clero na época de Dom Waldemar. Eu gosto por ver a participação e boa vontade dos leigos da Pastoral da Saúde e Ministros da Comunhão que buscam crescer através dos encontros. Me sinto muito bem em estar a frente de pessoas engajadas que querem ser Igreja viva, isso é muito importante!

Antônio Augusto (membro da Pastoral da Saúde)


Sentimento que garante a minha paz em relação a minha esposa que ficou doente. Pelos exemplos de São Camilo de Lellis, pelo que a minha esposa passou e o que eu passei a gente vê como é importante visitar os doentes.

Margarida (Coordenadora Diocesana do Ministério Extraordinário da Comunhão Eucarística)


Pra mim é motivo de muito orgulho. Sempre considerei esse ministério um presente muito grande de Deus, não só pra mim, mas pra todos que são convidados a exercer esse ministério. Embora seja muito trabalhoso, exige muita renúncia, no entanto, vale muito a pena, pode ter certeza disso.

Claudia Patrícia (Ministra da Comunhão)


Me sinto honrada de ser ministra da Eucaristia, de levar Jesus aos enfermos. Sinto que nem mereço tanto, pois preciso caminhar muito para minha conversão e santidade. Sinto que nem sou digna de ser ministra da Eucaristia, tenho que melhora muito. Tenho que ser mais humilde, a gente aprende muito com os enfermos e aprende muito com os outros amigos do ministério.

Heloísa Carmen (Coordenadora Diocesana da Pastoral da Saúde)


Me sinto muito bem, há dez anos estou na Pastoral da Saúde na paróquia, há três anos na coordenação diocesana. Neste encontro a gente vê a disponibilidade das pessoas que vem de longe, a disponibilidade em aprender e depois levar para as suas paróquias. 



Matéria e fotos - Carmen Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário