sábado, 24 de maio de 2014

Santa Rita de Cássia: exemplo de paciência e esperança para os que sofrem.



No dia 22 de maio, aconteceu a festa em honra à Santa Rita de Cássia. Às 18h e 30 min o reverendíssimo Padre Juvenal Guimarães deu a bênção inicial para seguir com a procissão, a qual os fiéis acompanharam com uma rosa vermelha nas mãos. Saindo do Santuário a procissão seguiu em direção à casa da família de D. Lenita, mantendo viva a sua devoção. Assim, essa festa marca a vida de muitas famílias em Nazareno.




Já no Santuário, Monsenhor Juvenal, com suas sábias palavras em sua homilia contou a historia de Santa Rita de Cássia, mulher que teve uma vida sofrida e com grandes perdas, mais mesmo diante de tudo, ela teve Fé.


 Santa caracterizada como exemplo belíssimo de esposa e paciência, deixando a seguinte reflexão: “Devemos ter a coragem e sabedoria de Santa Rita, devemos ser instrumento de conversão na vida do próximo”.



No fim da Celebração Eucarística, o neto de Dona Lenita, Gener, o qual se empenha para manter viva a devoção à santa fez os agradecimentos. Padre Juvenal encerrou a Santa Missa com a benção das Rosas.





Breve histórico da tradição da Festa de Santa Rita em Nazareno
Dona Lenita Castanheira sempre foi muito ligada à religião, em 1972 casada com seis filhos para encaminhar na vida ficou viúva, já em 1974 dois de seus filhos homens sofreram um acidente e ela com uma enorme devoção a Santa pediu incansavelmente em suas orações e Santa Rita foi intercessora de seus pedidos.


 Seus filhos tiveram uma recuperação rápida, a partir deste ano Dona Lenita queria expressar sua fé a Santa, e decidiu que queria realizar a festa. Foi até o pároco da paróquia, Padre Francisco, para pedir e seu pedido foi aceito. Atualmente reza-se a dezena do terço e a família faz homenagens com pétalas de rosas e fogos de artifícios, em seguida os devotos participam da Santa Missa no Santuário.

Matéria - Géssica Heloísa
Fotos - Everton Modesto

Nenhum comentário:

Postar um comentário