terça-feira, 2 de junho de 2015

Solenidade da Santíssima Trindade

Nascidos de um mesmo Pai, unidos por um mesmo Espirito Santificador e Nutridos pelo mesmo Pão para que o mundo experimente  o amor!

O domingo da Santíssima Trindade na Paroquia/santuário Nossa Senhora de Nazaré foi celebrado com muita devoção e alegria. A Liturgia do dia constituiu-se em excelente catequese sobre a união e o amor presentes na Trindade Santa. Tal união deve estar sempre presente na Igreja irmanando e constituindo o mais verdadeiro testemunho dos Batizados.


Como vem acontecendo todos os domingos, após a Missa das 8h, Padre Rondineli concedeu uma benção a todos os fiéis devotos da Mãe de Deus sob o titulo de Nossa Senhora de Nazaré. Essa benção vem animando e fortalecendo não só os paroquianos, mas de modo especial,é conforto para os romeiros que vem buscar a Deus em companhia da Mãe


Na Missa das crianças os pequenos foram levados a meditar sobre o Mistério da Santíssima Trindade de uma forma dinâmica  por meio de história encenada. A figura de uma árvore grande e forte foi usada para falar da união e harmonia presentes nas Pessoas Divinas, que mesmo sendo diferentes são uma só Pessoa.


Na Antiguidade Clássica, especialmente entre os gregos, a crença nos mitos e nos vários deuses que habitavam essas histórias configurou uma concepção religiosa chamada politeísmo. Entretanto, os imperadores romanos que antes perseguiam os praticantes da Fé Cristã constituíram um Estado Laico que aceitava as diferentes orientações religiosas. A partir de então, o Cristianismo ganhou força como doutrina monoteísta e passou a reunir milhares de seguidores até se tornar a Religião Oficial do Império.


De todas as suas vertentes e instituições, a Igreja Católica foi aquela que melhor soube acolher os ensinamentos de Cristo a fim de reunir o Povo de Deus em uma aliança duradoura e com destino ao Reino dos Céus. Uma das comprovações mais honrosas desse fato é a figura ilustríssima de nosso querido Papa Francisco, o Pastor Maior da Santa Igreja. Como se sabe, o Vaticano constitui a capital espiritual dos católicos, de modo a recordar e manter a tradição da Nova Igreja surgida com o Novo Testamento e a Vinda Triunfal de Jesus Cristo.


Enquanto seguidores de Jesus e religiosos do seu Santo Templo, somos monoteístas e por isso confiamos na Unidade do Amor de Deus. Amor tremendamente infinito. Infinito ao ponto de atravessar as três Pessoas Sagradas da Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.


Não se trata de vários deuses como pensavam os gregos, mas de um Amor que de tão grandioso não coube em si mesmo e precisou manifestar-se nas três intenções supremas: a do Pai Criador, a do Filho Protetor e a do Espírito Santificador.


O sentido na vida que procuramos tem perfeita ilustração na Santíssima Trindade, pois nenhum problema ou dificuldade poderá abalar o coração trinitário do autêntico cristão. Há um Pai que nos faz criatura, um Filho que nos guia pelas veredas tortuosas e um Espírito que leva o céu para dentro de nós.




A Festa em Honra à Santíssima Trindade agrupou inúmeros fiéis na histórica cidade de Tiradentes pertencente a nossa Diocese de São João Del Rei. Ao longo de todo o dia 31 de maio, as ruas de Tiradentes foram palco de muitos louvores e peregrinações até o alto da Igreja da Santíssima Trindade. Em todas as horas, a Santa Missa foi celebrada e todos os sacerdotes fizeram questão de ressaltar o Deus Unitário cujo Amor Incondicional se expressa na Santíssima Trindade.


Matéria - Carmen Nogueira e Guilherme Freitas
Fotos - Carmen Nogueira, Guilherme Freitas e Renato Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário