domingo, 26 de junho de 2016

Dia dedicado a São Pedro

Sendo dedicado a São Pedro, o dia 25 de Junho revestiu-se de bênçãos, uma vez que a Igreja do Rosário acolheu inúmeros fiéis contritos e jubilosos em honra ao Santo pescador de homens. No período da tarde, excepcionalmente às 14h30min, muitos senhores e senhoras de fé adentraram o Templo que abriga Nossa Senhora do Rosário e tantos outros ícones sagrados que testemunham a glória de Jesus. Às 18h30min, a chegada da noite deu-se com a partida do tradicional cortejo de orações e graças pela memória e figura exemplar de São Pedro. A seguir, houve Santa Missa presidida por Padre Rondineli Cristino e bênção das fogueiras.

Considerado o primeiro Papa da Igreja e a pedra angular de sua edificação, São Pedro é como um prisma da fé que reflete a luz do amor de Deus para dissipar as trevas da perdição e da falta de misericórdia. Mesmo tendo negado por três vezes o Cristo, sua trajetória como discípulo e apóstolo de Jesus demonstra como seus erros foram convertidos em razões ainda mais fortes para evangelizar a infinitude do Ágape divino. Por isso, nas palavras de Pe. Rondineli, São Pedro é a referência perfeita do chamado vocacional, tendo em vista que o “Senhor não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”. Apesar de o pecado estar impregnado em muitas esferas da vida cotidiana, São Pedro nos ensina que uma linha muito tênue separa o homem do ser santificado, pois é no olhar misericordioso para o próximo que vamos construindo pontes e degraus para experimentar o Reino de Deus aqui mesmo na humanidade.

Se é impossível eleger apenas um ápice para as cerimônias do dia de ontem, um deles foi certamente a participação dos idosos da comunidade nas celebrações eucarísticas ocorridas na Igreja do Rosário. Após a Santa Missa, os ilustres filhos de Deus, com fé madura e amor devoto, foram conduzidos ao recém-reformado Salão do Rosário, onde puderam saborear os quitutes fornecidos pelos grupos de organização paroquial. Em cada rosto marcado pelos anos de vivência espiritual, a Igreja se alegra com a recepção de fiéis cuja senilidade não impede que sejam tão vivazes e joviais na busca incessante pelas coisas do Alto.

Os ensejos foram encerrados com a bênção das fogueiras pelo Senhor através das mãos de Pe. Rondineli. Assim, do alto de uma coluna, os fogos de artifício deram luz à fotografia do Senhor Dorgival,que se ia desdobrando com o coro dos aplausos. Um dos grandes incentivadores da Festa do Rosário, sua memória foi hasteada como bandeira e nos convida a sermos como ele patriotas do povo de Deus.
Matéria- Guilherme Freitas
Fotos- Erica Ribeiro e João Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário