sábado, 25 de junho de 2016

Encerramento da Novena em Honra à Senhora do Rosário

" Virgem do Rosário, sois rosa mimosa, entre as outras flores sois a mais formosa!" 
A comunidade do Rosário conclui com muita alegria e gratidão a Novena em honra à sua querida Padroeira, Nossa Senhora do Rosário.Durante nove dias a comunidade se reuniu,às 18h30min, na Igreja do Rosário em fervorosa Oração. O itinerário constou sempre de recitação do terço, atendimento de confissões, celebração Eucaristia e orações da novena.
Com o tema "Casa da Mãe, verdadeira catequese", a novena conduziu os fieis a um rico aprendizado sobre cada detalhe artístico e cada espaço da igreja,bem como, sobre o sentido das celebrações que ai acontecem.Conforme Padre Rondineli ressaltou, em todas as pregações, a centralidade de tudo se encontra na pessoa de Jesus.Ter Maria como Mãe e Mestra e o Rosário como pratica devocional diária, é entrar em um caminho de discipulado,onde se aprende o jeito de viver de Jesus de Nazaré.E mais ainda, se encanta pelo modo como, por meio Dele, o divino assume o humano para santifica-lo. Este Mistério de Salvação está estampo nas cores, imagens e espaços da igreja e ganham vida em cada celebração do povo de Deus.
Para concluir o percurso catequético, refletiu-se sobre os Santos cultuados na Igreja do Rosário juntamente com Nossa Senhora.São eles : Santa Efigênia,São Benedito,São João Batista, São Domingos e São Sebastião. Todos eles são exemplos de pessoas que viveram e morreram por Cristo.A reflexão se deteve de modo especial em São Benedito e Santa Efigênia.A devoção a eles traz à tona a fé genuína do pequeno, do humilde e por isso capaz de ver em Deus a fonte de todo o bem. São Benedito exemplo de partilha do pão,Santa Efigênia protetora do lar e invocada por aqueles que não tem uma casa. Além disso estes Santos falam da cultura e história de fé dos Afrodescendentes, sempre presentes nas Igrejas de Nossa Senhora do Rosário cultuada pelos escravos.Segundo Padre Rondineli, em documentos reeditados por Cônego Heitor, a Igreja do Rosário também foi construída pelos escravos, no alto do morro, lugar para oferecer a Deus louvores e suplicas e encontrar o aconchego Materno de Maria e com Ela aprender a conhecer o Homem Jesus.
    
Matéria- Carmen Nogueira
Fotos- João Carlos Castanheira

Nenhum comentário:

Postar um comentário