sábado, 18 de junho de 2016

Segundo dia da Novena em honra à Senhora do Rosário

Jesus verdadeiro em sua Divindade e pleno em humanidade
Ao anoitecer da sexta-feira,17,a comunidade do Rosário celebrou com confiança o segundo dia da novena. Durante a recitação do Santo Terço, meditou-se os Mistérios Dolorosos, muitos ainda puderam se beneficiar das graças contidas na Confissão e na Eucaristia.
Dando continuidade às reflexões Padre Rondineli Cristino falou da alegria que os filhos sempre experimentam cada vez que retornam à casa materna. E não pode ser diferente em relação à Igreja "Casa da Mãe, casa de todos nós." A casa de Maria é o lugar de renovar as forças e aprender sobre o amor revelado na pessoa de Jesus, pois, toda a Igreja é uma "pregação viva", ressaltou o Padre.
O arco do cruzeiro continuo sendo o tema central da reflexão. No alto do arco está um brasão contendo o sol e a lua. Tais figuras ilustram bem o papel de Maria em relação a seu Filho Jesus. Ela é a lua que brilha com a luz que Dele recebe e assim também deve ser toda a Igreja que tem em Jesus a centralidade de sua fé.
O arco do cruzeiro separa a capela mor, onde estão o presidente da celebração e servidores do altar, da nave da igreja, ocupada pelo povo de Deus para celebrar e aprender, explicou Cristino.As cores, azul e vermelho, presente nas pinturas do arco, simbolizam a Divindade e Humanidade de Jesus, tema de tantos Concílios dos primeiros seculos da Igreja Católica.O azul simboliza a Divindade e o vermelho a Humanidade.
Para dizer da humanidade de Jesus, Padre Rondineli, partiu do Mistério da Encarnação onde mediante o sim de Maria, o Verbo de Deus se fez carne, e igual a todo ser humano foi gerado e dado à luz.Assim se expressou: "A Luz  que vem dissipar as trevas se aconchega no calor de uma estrebaria junto aos animais. Enquanto criança vive em uma família,onde é cuidado e se desenvolve como um de nós". Enquanto homem, Jesus experimentou alegria,sorriu, brincou,chorou e conquistou amigos.
Diante da dor, das traições o Senhor se entristece, pede ao Pai que afaste Dele o cálice da dor. Porém sendo Divino o pecado, a desobediência, não podem estar presentes em sua pessoa. Ele assume em si o pecado humano e Divinamente resgata a humanidade.
A conclusão da pregação se deu com o convite  a aprender as lições contidas no Mistério Humano e Divino de Jesus,sempre ao admirar as belezas dos tons azul e vermelho. E ainda " escutem cada vez Maria dizendo: acreditem no meu Filho. Ele aqui está em sua humanidade mas Ele é Deus. Como indica o lampadário, Ele aqui está e não temos que nos envergonhar de nada de nossa natureza humana pois tudo que existe nela o Senhor conhece e como homem também experimentou".
Após a Missa os fiéis expresaram seu amor a Maria por meio de orações, hinos e aplausos.
Matéria- Carmen Nogueira
Fotos-Cassia Pereira
  




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário