O período da manhã foi marcado pela missa das crianças, levantamento dos mastros e deliciosa feijoada. Esta foi realizada em prol da aquisição de mobiliário para o salão e aconteceu mediante generosa participação do povo de Deus.
Continuando as reflexões sobre os elementos artísticos da igreja e seus significados, meditou-se sobre o Crucifixo que ocupa o centro do retabulo da capela mor.Ele ai está,bem como em todas as demais igrejas,porque não existe ação litúrgica sem o Mistério da Cruz. Jesus assumiu a natureza humana e foi na cruz que Ele a resgatou da morte fruto do pecado. De madeiro infame, que era, passou a ser trono de onde nasce a redenção. Em consequência, não existe fé em Jesus sem a capacidade de passar pela renuncia e pala cruz, até porque o sofrimento é inerente á vida humana, e saber aceita-lo em uma atitude de fé pode ser o caminho para supera-lo.
No Evangelho proclamado nesse domingo,Jesus após ouvir a profissão feita por Pedro de que Ele era o Messias Filho de Deus, aproveita a ocasião e pela primeira vez anuncia seu modo de ser Messias:"O Filho do homem deve sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, pelos sacerdotes e doutores da Lei,deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia"(Lc9,22).O Senhor vai sempre à frente dos dos seus, convida a segui-Lo, mas oferece o exemplo.
Que por essa novena Maria ensine cada um de seus filhos as exigências do verdadeiro ser cristão, da cruz e do morrer para dar lugar a uma vida nova.
Carmen Nogueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário