sábado, 25 de junho de 2016

E o seu nome era João!

Por volta das oito horas da manhã do dia vinte e quatro de junho do mesmo ano que Jesus nasceu, a pequena cidade de Ain-Karin ouviu o choro de um bebê que veio ao mundo para fazer a diferença na vida de judeus, gregos, elamitas e de todos que passavam à margem do rio Jordão.  Zacarias e Isabel formavam um casal temente a Deus e por não terem filhos eram considerados estéreis, uma vez que já tinham idade avançada. Mas o Senhor visitou a sua casa e fez com que Isabel concebesse em seu seio aquele que viria para anunciar o redentor que estava prestes a chegar. 
Seu nome era João; João Batista, festejado por toda a Igreja Católica no dia 24 de Junho em sua Natividade, tornando-se assim o único santo cujo nascimento é celebrado liturgicamente. O Evangelista Lucas relata no segundo capítulo de seu escrito esse momento de muita alegria. 
São João Batista é o primeiro mártir da Igreja, e o último dos profetas. Ele é venerado como profeta, santo, mártir, precursor do Messias e arauto da verdade, custe o que custar. Sua devoção é de enorme popularidade sendo um dos santos mais conhecidos e queridos do povo de Deus.
São muitos os detalhes que podemos perceber ao voltar nossos olhos para o filho de Isabel. Quando percebeu que sua hora de partir em Missão chegou, ele foi para o deserto e lá orou e viveu na humildade e na superação. Sua voz ecoou por todo deserto e como profeta anunciava ao povo que ainda viria alguém maior que ele de quem ele nem era digno de desamarrar as sandálias, e mais, esse alguém ainda batizaria os homens no Espírito e no fogo. 
A iconografia da imagem de São João apresenta sua mão apontada para o céu de onde viria a salvação dos homens por meio de Deus e o lugar onde todos deveriam ambicionar morar. Primo de Jesus, João O batizou no Rio Jordão e, segundo relatos de evangelhos apócrifos, brincou e cresceu ao lado do Salvador, ainda no ventre materno, João pulou de alegria ao sentir a presença de Jesus no útero de Maria. 
Na Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré, São João foi festejado pela sua natividade com uma procissão saindo da Igreja do Rosário e percorrendo as ruas do bairro que cativa pelo santo um carinho especial e fraterno, tendo no altar da Igreja da Virgem Maria um lugar de destaque. 
A liturgia da Santa Missa que aconteceu logo após a procissão apresentava aos fiéis as maravilhas que Deus pode operar na vida daqueles que O respeitam.

Que, ao ter os olhos fixos no Senhor, cada um tenha a certeza que assim como a voz de João ecoou no deserto, naquele lugar onde era escassa a bonança, uma luz brilha e faz crer que alguém poderá escutar.

Viva João Batista! Viva o precursor! Porque João Batista anunciava o Salvador.

Matéria: Rodrigo Augusto
Fotos: Carmen Nogueira e João Carlos Castanheira

Nenhum comentário:

Postar um comentário